Programação do Museu Índia Vanuíre traz quebra-cabeça sobre as etnias Kaingang e Krenak
Agenda também tem exposições temporárias, curiosidades e dica de leitura indígena, nas mídias sociais
- Data: 03/02/2023 10:02
- Alterado: 03/02/2023 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Índia Vanuíre
Museu Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
Neste sábado (4) e no domingo (5), das 10h às 16h, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, traz em sua programação o projeto “Família no Museu”, que destaca atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático, de forma a estimular a interação cultural familiar e histórica das etnias Kaingang e Krenak.
Além disso, o público poderá conhecer as duas exposições temporárias em cartaz no espaço cultural. A primeira, intitulada “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias”, que tem os idosos como público-alvo. Já a segunda, nomeada “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. A mostra traz objetos como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos.
Aos sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra interessante para o público das redes sociais. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (4), às 12h, a dica será o livro “A terra uma só”, de Timóteo Verá Tupã Popyguá, liderança Guarani Mbya.