Programa Saúde na Escola aborda prevenção de piolhos
Parceria entre secretarias de Educação e Saúde desenvolve iniciativas para prevenir doenças, orientar cuidados e promover bem-estar
- Data: 11/05/2023 10:05
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Programa Saúde na Escola
Crédito:Mauro Pedroso
Mais de 370 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Rachel de Queiroz, no bairro Campanário em Diadema, participaram de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nesta quarta-feira (10/05), promovidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. Além de receber orientações sobre saúde bucal e passar por avaliação da equipe odontológica, os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 3º ano) assistiram a uma cena teatral sobre pediculose, que é a infestação causada por parasita Pediculus humanus, conhecido como piolho.
A equipe de sete agentes comunitários de saúde encenou o teatro. A peça conta a história da D. Bete e seus dois filhos, Bia e Paulo, que não gostam de lavar o cabelo. Com o passar do tempo, o cabelo vai ficando sujo e se torna um ambiente favorável para o piolho. Apenas após a visita da Agente Comunitária de Saúde (ACS) da UBS, que orientou sobre os cuidados a serem adotados, a família mudou os hábitos e as crianças ficaram livres dos piolhos.
A aluna do 3º ano, Emanuela Medeiros de Lima, já sabia como evitar e achou interessante a iniciativa. “Ensina pra gente como é ruim ter piolho. Agora fica mais fácil cuidar em casa”, falou.
Entre as principais medidas estão manter os cabelos limpos, lavando com shampoo, evitar compartilhar chapéus, bonés, escovas e demais itens de cabelo, passar pente fino diariamente. Para as crianças que possuem cabelos compridos, a orientação é prendê-los.
PSE
Além das ações programadas, quando há alguma questão de saúde importante para a comunidade escolar, a escola entra em contato com a UBS do território, ou vice-versa, para pensar uma atividade em conjunto. Para a coordenadora pedagógica, Cristiane Pelizzer, a parceria é importante. “A Educação e Saúde trabalhando juntas melhoram o bem estar das crianças. Além disso, a família que não consegue levar a criança à UBS é atendida e recebe orientação”, afirma.
A enfermeira da UBS Paineiras, Paula de Jesus Souza Ribeiro, explica que os alunos têm informação e que a ação proposta é uma reorientação para enfatizar a prevenção e o cuidado. “O principal é manter os cabelos limpos, fazer a limpeza diária. Para quem não tem piolho, verificar duas vezes por semana. Para quem tem, precisa ser diariamente até acabar a infestação”. Em alguns casos, a pediculose pode fazer feridas e, então, é preciso avaliação do pediatra para adotar a melhor conduta.
O Programa de Saúde na Escola foi instituído, em 2007, para contribuir na formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde. A política tem como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do PSE como integralidade, territorialidade, intersetorialidade, interdisciplinaridade, equidade e universalidade.