Programa Sampa +Rural da Prefeitura de SP compra mais de 10 mil mudas frutíferas
Iniciativa tem a missão de ampliar a produção agrícola na cidade e também reduzir os impactos da crise climática
- Data: 10/01/2024 14:01
- Alterado: 10/01/2024 14:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Programa Sampa+Rural
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da coordenadoria de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou a aquisição de mais de 10 mil mudas frutíferas que serão distribuídas aos agricultores atendidos pelo programa Sampa+Rural. A iniciativa tem como objetivos incentivar a geração de renda das unidades de produção; fortalecer a segurança alimentar e nutricional dos agricultores; além de aumentar a resiliência dos sistemas produtivos frente às mudanças climáticas.
A ação faz parte da estratégia de atuação do programa Sampa+Rural, cujo objetivo é ampliar, fortalecer e maximizar a agricultura urbana e periurbana da cidade de São Paulo. A aquisição de mudas frutíferas era um desejo antigo dos agricultores atendidos pelo programa, que buscam diversidade de alimentos em seus espaços produtivos.
“Estamos muito alegres em concretizar mais uma entrega tão significativa e requisitada pelos agricultores atendidos pelo programa. Essas mais de 10 mil mudas certamente farão muita diferença na qualidade de vida dos produtores, seja na alimentação cotidiana ou até mesmo no bolso, pois terão mais variedade e diversidade de produção, tudo isso com o acompanhamento especializado constante da equipe Sampa+Rural”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em exercício, Armando Junior.
Sobre as mudas frutíferas
Ao todo, a coordenadoria da agricultura fez a compra de quase 30 tipos de mudas, sendo elas as mais requisitadas pelos agricultores:; pitaya vermelha; abacaxi; pêssego; ameixa; maracujá; cereja do rio grande, cambuci; jabuticaba; dentre outras. Cerca de 45% das mudas são nativas, estas cedidas por meio da parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar os espaços de agricultura a incorporarem em sua produção plantas nativas, fortalecendo a biodiversidade do território.
O processo de escolha das plantas foi feito em construção com os agricultores atendidos, sendo os produtores atendidos pela CAE Sul a que possui mais solicitações das mudas, seguida das CAEs Leste e Norte (atende norte, oeste e sul urbano), respectivamente.
Alguns produtores já estão recebendo suas mudas, e estas serão entregues conforme o cronograma elaborado em conjunto com o técnico de referencia do local de agricultura. Além das mudas, os agricultores vão receber um kit de insumos para o plantio, contendo hidrogel, calcário, pó de rocha, esterco, entre outros, de modo em que o agricultor fortaleça e trate o solo de maneira adequada para a plantação.
As aquisições e distribuição das mudas fazem parte da estratégia de fortalecimento e estruturação dos locais atendidos pelo Programa Sampa+Rural, assim , os espaços recebem também acompanhamento periódico e tem o apoio técnico de extensionistas do programa para tirar dúvidas e receber orientação sobre o cultivo e plantio das frutas.
“A compra e a distribuição das mudas serão responsáveis por um impacto bastante significativo em toda a cidade. Ações como essa são de extrema importância não só para fortalecer ainda mais a agricultura municipal, mas também para frear os impactos negativos causados pela crise climática que o mundo enfrenta”, comentou a coordenadora de agricultura, Lia Palm.
Impacto Climático
A fruticultura sustentável é uma forma de produção agrícola que busca minimizar o impacto ambiental e social da produção de frutas. Ela pode ser feita de várias maneiras, como: arborização na cidade; redução da necessidade de irrigação; transporte de frutas por curtas distâncias; conservação do solo; plantio de árvores.
A metodologia para escolha das espécies para a fruticultura sustentável baseia-se na escolha edafoclimática, que identifica as melhores variedades das mudas para cada região de plantio por meio do zoneamento de riscos climáticos. Isso ajuda a garantir que as frutas sejam produzidas em condições adequadas, evitando o desperdício e o impacto ambiental.
Todas as informações e esclarecimentos sobre atendimento e acompanhamento do programa Sampa+Rural podem ser obtidas e enviadas por meio do endereço: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs – Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.