Programa Respeito à Vida participa do segundo Seminário Rede Ruas Completas, em Guarulhos
Com a participação de 12 cidades, evento teve como premissa promover a reflexão sobre a comunicação para segurança viária
- Data: 02/08/2023 08:08
- Alterado: 02/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
Na última quinta-feira (27), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo participou do seminário Rede Ruas Completas, da Iniciativa Bloomberg Philanthropies, que foi realizado em Guarulhos. Os representantes do Detran-SP foram os interlocutores do Programa Respeito à Vida, Evandro Vale e Carmeliza Souza, que ressaltaram a importância dos convênios com os municípios para a realização de intervenções para melhoria viária.
A premissa do seminário foi promover a reflexão sobre a relevância da Comunicação para a segurança viária, além de apresentar estratégias para divulgação de planos e projetos, inclusive os desenvolvidos pelos municípios e pelo Detran-SP, voltados a conscientizar motoristas e pedestres e a salvar vidas no trânsito. O evento também contou com a participação de representantes de órgãos municipais de trânsito e prefeituras de 12 cidades paulistas: Limeira, Campinas, Ribeirão Pires, Bauru, São José do Rio Preto, Jacareí, Guarulhos, Jundiaí, Registro, Diadema, Piracicaba e Santo André.
O Respeito à Vida é um programa coordenado pelo Detran-SP que realiza obras para melhoria do sistema viário dos municípios. Só em 2023, cerca de R$ 280 milhões, oriundos das multas de trânsito, foram investidos em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização nas cidades paulistas. Dos municípios participantes do evento, apenas as cidades de Limeira e Santo André não possuem convênios em vigor com o Programa. Os demais municípios já estão com obras em andamento por meio do Respeito à Vida.
A Iniciativa Bloomberg Philanthropies é executada em 14 países, 2 estados e 27 cidades. O Estado de São Paulo é um dos participantes da iniciativa, que tem por objetivo auxiliar as cidades a desenvolverem sistemas viários mais eficientes e seguros, seguindo também a meta da ONU de reduzir pela metade as mortes e lesões graves no trânsito em todo o mundo até 2030. O Programa Respeito à Vida também tem esse objetivo e, por meio dos convênios com os municípios, auxilia para que as cidades possam promover um trânsito mais eficiente, harmônico e seguro.