Programa ReFundação avança em São Caetano
Iniciativa concentra série de ações estruturantes para um novo Bairro Fundação
- Data: 23/03/2022 18:03
- Alterado: 23/03/2022 18:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
Crédito:Eric Romero / PMSCS
O Programa ReFundação segue avançando em São Caetano do Sul. A iniciativa concentra série de ações estruturantes para um novo Bairro Fundação. E para garantir a sua execução, o prefeito José Auricchio Júnior tem conduzido reuniões periódicas com a sua equipe de governo, a mais recente delas nesta quarta-feira (23/3), no Palácio da Cerâmica.
Na ocasião, representantes do Consórcio Prosanear (Geometrica Engenharia de Projetos), responsável pelas intervenções de combate às enchentes constantes do Programa, apresentaram os avanços realizados sobre o projeto anunciado pela Prefeitura em dezembro de 2019.
Todas as intervenções previstas há pouco mais de dois anos estão mantidas, com destaque para a construção de dois piscinões, que terão capacidade de armazenamento de até 165 mil m³ de água.
Também será realizado o alteamento viário da Avenida do Estado; construído muro de contenção de 4 km em toda a extensão da margem da via; e o projeto de macrodrenagem em até 7 km, com a reforma e ampliação de todas as galerias para aumentar a vazão das águas pluviais.
“No Fundação está localizado o vértice do Rio Tamanduateí (com águas que vêm de Mauá e Santo André) com o Ribeirão dos Meninos (que, antes de chegar a São Caetano, recebe águas provenientes das cabeceiras de rios que passam por Diadema, São Bernardo e São Paulo). Os resultados são as enchentes. Um problema histórico do bairro, mas que estamos combatendo com muito trabalho, seriedade e verdade”, comentou o prefeito Auricchio.
Além de representantes do Consórcio, participaram da apresentação os secretários municipais de Governo, Jefferson Cirne da Costa; de Obras e Habitação, Iliomar Darronqui; de Mobilidade Urbana, Rodrigo Toscano, o superintendente do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Marcelo Doval Mendes; e a diretora da Divisão Técnica do Saesa, Maria de Lourdes da Silva.