Programa “Recrutinhas” promove encontro de crianças com a natureza
O Manguezal Vale do São José será o local da expedição de fevereiro
- Data: 08/02/2022 14:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Projeto Coral Vivo
Programa “Recrutinhas”
Crédito:Divulgação
Aprender a cuidar e a respeitar a natureza desde a infância é uma das metas do Projeto Coral Vivo que, desde novembro, promove mensalmente encontros com crianças de 5 a 8 anos para estimular a consciência ambiental e aguçar a curiosidade dos pequenos. No programa “Recrutinhas” de fevereiro, meninos e meninas da ONG Associação Filhos do Céu, da Bahia, farão uma visita guiada ao Manguezal Vale do São José, no dia 14. O objetivo da ação é apresentar para as crianças um dos principais ecossistemas litorâneos da região. Elas vão conhecer as características do local e interagir com os organismos do ecossistema. “Queremos fazer com que as crianças percebam, com vários sentidos, esse ambiente. Vão poder pisar na lama para sentir a textura do solo, sentir o cheiro e a temperatura, tocar nas árvores e nas folhas e observar caranguejos e aves”, conta Thais Melo, Coordenadora de Educação do projeto Coral Vivo.
O “Recrutinhas” nasceu com o objetivo de promover o conhecimento das relações socioambientais da Costa do Descobrimento ainda na infância. O projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, promove passeios, encontros, bate-papos e rodas de conversas com a participação das crianças, seus familiares e cuidadores. Os temas abordados são associados aos princípios dos direitos humanos, igualdade racial e de gênero, bem como os processos de aprendizagem da infância associados à natureza.
Para Thais, esses passeios e vivências são extremamente importantes na infância, pois dão a oportunidade de as crianças experimentarem o contato direto com os ambientes naturais, principalmente para aquelas que vivem em bairros com poucas áreas naturais e/ou que possuem baixa acessibilidade aos mesmos. Outro ponto levantado pela educadora é de possibilitar o aprendizado a partir de informações específicas de cada ambiente, contribuindo com os processos educativos contextualizados, além de promover o conhecimento das relações socioambientais do território que habitam, estimulando o desenvolvimento do senso crítico. “São muitos os benefícios trazidos com essa interação com o meio ambiente. É uma maneira de dar tempo/espaço às prioridades e necessidades das crianças, isto é, à curiosidade, ao brincar, à descoberta e à imaginação”, reflete Thais.