Programa Fila Zero de São Caetano agiliza consultas médicas
Passar por consultas antes da data prevista ou simplesmente sem precisar agendar. Os moradores de São Caetano do Sul têm essas duas opções graças ao Programa Fila Zero, que torna os serviços cada vez mais ágeis e eficientes. Sábado (16/7), no Hospital São Caetano, a Prefeitura realizou o 14º Mutirão da Saúde, com 27 médicos […]
- Data: 19/07/2016 08:07
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Fernando Aragão
- Fonte: PMSCS
no Hospital São Caetano
Crédito:Eric Romero/PMSCS
Passar por consultas antes da data prevista ou simplesmente sem precisar agendar. Os moradores de São Caetano do Sul têm essas duas opções graças ao Programa Fila Zero, que torna os serviços cada vez mais ágeis e eficientes. Sábado (16/7), no Hospital São Caetano, a Prefeitura realizou o 14º Mutirão da Saúde, com 27 médicos em 14 especialidades. Ao todo, foram prestados mil atendimentos à população. A próxima edição ocorrerá no dia 20 de agosto.
Dentro do conceito “Prioridade pra quem é daqui”, lançado pelo prefeito Paulo Pinheiro, as consultas espontâneas abrangeram Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Odontologia (Unidade Móvel), Oftalmologia (Unidade Móvel), Ortopedia e Pequenas Cirurgias/Procedimentos. Já as pré-agendadas pela Central de Agendamento e Regulação, Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-operatório, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. O foco maior foi nas demandas reprimidas e nos retornos.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Silvio Luiz Martinez, está satisfeito com o desempenho do Fila Zero, que em um ano e dois meses atendeu mais de 30 mil pessoas sempre no terceiro sábado de cada mês. “Agora, está mais enxuto, objetivo e eficiente. Trabalhamos com especialidades direcionadas. É mais uma possibilidade de atendimento aos moradores para agilizar as consultas dos ambulatórios e adiantar as filas de espera. Já virou costume”, avaliou.
“Cerca de 40% dos atendimentos são de consultas espontâneas. Em termos de acesso à Saúde e marcação estamos a anos-luz dos outros municípios da região. Essa agilidade é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Dr. Roberto Rodrigues Júnior.
A ação global da Saúde também disponibilizou gratuitamente Farmácia, Ouvidoria da Saúde e Transporte, inclusive para pessoas com deficiência.
APROVAÇÃO – O autônomo Ailton Paulo Bosi, 63 anos, foi um dos moradores da cidade que aproveitou a oportunidade para se consultar. Na ocasião, o munícipe buscou o ortopedista para solucionar problemas na coluna e na bacia e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Se tivesse mutirões como este na gestão passada a população certamente teria uma Saúde muito melhor”, disse.
A aposentada Sônia Maria Meneses, 68 anos, foi examinada por neurologista pré-agendado no Fila Zero. “Eu já estava desenganada de poder passar pelo médico. Esse mutirão realmente veio para desafogar as filas de espera.”