Programa discute mitos e verdades sobre envelhecimento e declínio cognitivo
Transmissão ao vivo será realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
- Data: 23/05/2022 10:05
- Alterado: 23/05/2022 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: USP
Crédito:Divulgação
O programa Café USP 60+ recebe nesta semana a médica neurologista Sonia Brucki, coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP.
Ela conversa com o médico Egidio Dórea, coordenador do USP 60+, sobre a redução das capacidades cognitivas com o envelhecimento e sintomas como perda de memória, dificuldades com linguagem e capacidades visuoespaciais. A especialista também vai explicar as diferenças entre declínio cognitivo e demência, com destaque para a doença de Alzheimer, além de formas de prevenção e tratamento com o avanço da tecnologia.
Dórea destaca que o problema tem um impacto relevante em termos econômicos e de mortalidade, e os números são crescentes: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 55 milhões de pessoas estejam vivendo com demência hoje, com projeções que indicam que esse número deve subir para cerca de 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050. Mas é possível prevenir”, comenta.
O encontro on-line poderá ser acompanhado nesta terça-feira (24), a partir das 19 horas no canal do YouTube do USP 60+ com acesso pelo endereço www.extensao.usp.br/usp60.
As edições anteriores das lives do Café USP 60+ também estão disponíveis na íntegra
Serviço
Programa Café 60+ Cognição e envelhecimento: mitos e fatos
Convidada | Sonia Brucki, coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP
Quando | 24 de maio, terça-feira, 19h
Onde | Transmissão ao vivo em https://youtu.be/p14MzrmXXss
Quanto | Grátis