Programa da Rádio MEC entrevista músico Chico Batera

Um dos mais importantes instrumentistas do país completa 80 anos

  • Data: 06/04/2023 14:04
  • Alterado: 06/04/2023 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: EBC
Programa da Rádio MEC entrevista músico Chico Batera

Chico Batera no programa Musicograma

Crédito:Divulgação TV Brasil

Você está em:

Perto de completar 80 anos, o percussionista, baterista e compositor Chico Batera é o convidado do Armazém Cultural que a Rádio MEC leva ao ar nesta quinta-feira (6), às 15h. Apresentado por Tiago Alves, o programa da emissora pública traz um bate-papo com o músico e destaca a trajetória deste que é um dos mais importantes instrumentistas do país.

Integrante da banda de Chico Buarque desde 1978, Francisco José Tavares de Souza, o Chico Batera, já acompanhou em gravações e shows artistas renomados como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Cat Stevens, Beth Carvalho, Gal Costa, Francis Hime, Ivan Lins, Fagner, Milton Nascimento, João Bosco, MPB-4, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Edu Lobo, Raul Seixas, Djavan, Wilson Simonal, Simone, entre outros. O baterista também tem sete discos autorais lançados.

Além de músico, Chico Batera é organizador da Oficina de Percussão Brasileira, que trabalha com crianças e adolescentes do Complexo da Maré, conglomerado de comunidades na zona norte do Rio de Janeiro. O objetivo é promover a inclusão cultural por meio da música, com aulas de técnica e teoria musical aos jovens.

Também na quinta-feira, às 12h, a Rádio MEC apresenta no Arte Clube uma entrevista com a escritora e jornalista Elaine Garau sobre o livro “A jornada do mestre: Histórias de professores comuns que se dedicam ao extraordinário”. A obra relata histórias de professores que lecionaram durante a pandemia e homenageia educadores brasileiros que superaram a indiferença, a ignorância, o preconceito e a desvalorização de sua profissão.

Na sexta-feira, às 7h, o Rádio Sociedade leva ao ar outro destaque da programação da MEC. A revista diária de educação e cultura da emissora pública resgata o bate-papo com o saudoso escritor João Ubaldo Ribeiro exibido originalmente em 1993 durante o programa Contraponto, da antiga TVE-RJ, e reapresentado no Recordar é TV, da TV Brasil.

Ao longo da atração, João Ubaldo fala sobre seu processo de escrita, relembra os tempos de militância estudantil, conta episódios vividos ao lado do cineasta Glauber Rocha e analisa a conjuntura social da época.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Serviço
Arte Clube – quinta-feira, dia 06/04, às 12h, na Rádio MEC
Armazém Cultural – quinta-feira, dia 06/04, às 15h, na Rádio MEC
Rádio Sociedade – sexta-feira, dia 07/04, às 7h, na Rádio MEC

Compartilhar:

  • Data: 06/04/2023 02:04
  • Alterado:06/04/2023 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: EBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados