Programa da Braskem promove visita de alunos à central de tratamento de resíduos
Programa atende mais de 700 estudantes de instituições públicas da região com atividades para estimular consumo consciente e discutir temas como descarte correto de resíduos e reciclagem
- Data: 19/09/2019 11:09
- Alterado: 19/09/2019 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Crédito:divulgação/ Braskem
Mais de 700 crianças de 9 a 12 anos participaram da sexta edição do Programa Braskem de Educação Ambiental, uma parceria entre Braskem, Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e instituições de ensino públicas de Santo André e Mauá. Na última etapa realizada no mês de setembro, os estudantes visitaram a Central de Tratamento de Resíduos do Grupo Boa Hora, em Mauá, para conhecerem os processos de gerenciamento de resíduos e efluentes.
Voltado para alunos e professores do ensino fundamental, o programa foi criado para tornar os participantes multiplicadores do conhecimento sobre sustentabilidade nas comunidades onde vivem. Ao longo do ano, com o apoio do Edukatu, iniciativa do Instituto Akatu, são promovidas uma série de ações para estimular o consumo consciente e discutir assuntos como descarte correto de resíduos e reciclagem.
As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e divertida, incluindo dinâmicas e ações práticas para despertarem a atenção dos estudantes, como a recente visita à Central de Tratamento Boa Hora. No local, os alunos viram em campo o destino adequado do lixo hospitalar e dos resíduos do setor industrial, conheceram o incinerador de resíduos e aprenderam sobre todo o processo da descontaminação dos resíduos e tratamento de efluentes.
Segundo Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, o programa também contribui para reforçar o compromisso da companhia com temas relacionados ao meio ambiente e é uma das iniciativas da empresa para tratar o assunto com as crianças. “A Braskem se posiciona a favor da Economia Circular, um modelo de produção que pode nos ajudar a construir um mundo muito mais sustentável, e nós acreditamos que as crianças são elementos fundamentais neste processo de multiplicação de conhecimento e engajamento da sociedade de forma geral”, explica.
O Programa Braskem de Educação Ambiental já atendeu mais de 2 mil estudantes do Grande ABC desde a primeira edição, em 2014. Neste ano, em Santo André, participaram alunos das escolas EMEIF Augusto Boal, EMEIF Elaine Cena Chaves, E.E. Papa João Paulo, E. E Ivone Palma, E.E Wanda Bento, E.E. Beneraldo Toledo e E.E. Nelson Cardim de Brito, além da instituição Creche Cidade dos Meninos. Em Mauá, o programa atendeu alunos das escolas E.E. Manoel Cação e E.E Maria Josefina Flaquer. O início das novas turmas está previsto para o primeiro trimestre de 2020.
No ABC, a empresa também apoia outras iniciativas como o Comunidade Ecofashion, projeto do Instituto Ecotece que aborda o consumo consciente e a reciclagem por meio da moda. Realizada em parceria com instituições de ensino públicas, os estudantes atendidos participam de oficinas ministradas por estilistas e educadores para vivenciarem processos criativos e produzirem roupas feitas com materiais recicláveis.