Programa Chevening anuncia datas de inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido
Candidatos de todo o Brasil poderão se inscrever à bolsa do Governo Britânico de 03 de agosto a 02 de novembro
- Data: 08/07/2021 09:07
- Alterado: 08/07/2021 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Chevening
Crédito:Divulgação
O Chevening, programa de bolsas do governo britânico, foi criado em 1983 e já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. Sua missão é apoiar futuros líderes, possibilitando a realização de mestrado em qualquer universidade britânica. São elegíveis para a bolsa candidatos de todas as áreas de atuação. É preciso ter completado todos os componentes de um curso de graduação e ter pelo menos dois anos de experiência de trabalho, que pode ser voluntário ou estágio, remunerado ou não. Procuramos candidatos com perfil de liderança e que tenham interesse em retornar ao seu país de origem, onde devem permanecer por pelo menos dois anos após o fim da bolsa, para promover impacto positivo e criar soluções inovadoras.
Além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também têm acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais.
O Brasil é um dos países com maior número de estudantes das Américas: até hoje, mais de 1900 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em junho de 2021, 52 brasileiros de 16 estados conquistaram a bolsa de estudo.
O período de inscrições para o ano letivo 2022-23 se iniciará no dia 03 de agosto, fechando em 02 de novembro e dando aos candidatos cerca de 3 meses para completar esta primeira fase do processo seletivo.
Estudantes de todas as regiões do país já foram beneficiados pela bolsa, e um dos compromissos do programa no Brasil é aumentar a diversidade de candidatos e bolsistas: o Chevening busca encorajar mais inscritos negros, LGBTQIA+, indígenas e integrantes de outros grupos sub-representados. Não há limite de idade e o programa é aberto a todas as áreas de formação, para cursos nas principais universidades do Reino Unido, que estão dentre as melhores do mundo.
No ano passado, com a pandemia do novo coronavírus afetando o contexto de viagens e cursos presenciais, a experiência foi diferente, mas ainda bastante proveitosa, como afirma Nathália Ribeiro, parte da turma que foi para o Reino Unido em 2020.
“Passar para o Chevening possibilitou realizar o sonho de estudar Política e Gestão de Serviços de Saúde em uma universidade de prestígio no Reino Unido. Sonho utópico que virou verdade. Apesar dos desafios da pandemia, estudar política, gestão e saúde foi uma experiência incrível. Conquistei habilidades acadêmicas e profissionais singulares, pois o meu mestrado foi muito sobre potencializar a gestão de saúde para levar qualidade de vida à população. Tenho muito a contribuir à saúde pública do Brasil.”
O Embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, ressalta:
“Neste período observamos a importância de poder contar com profissionais que demonstrem habilidades de liderança e que ajudem a construir pontes e gerar soluções inovadoras. O Chevening é uma oportunidade única para pessoas que têm vontade de se tornar agentes de impacto positivo em suas comunidades. Buscamos líderes ambiciosos, com visão a longo prazo e que tenham planos concretos de estudo e carreira. O Reino Unido continua comprometido em abordar os principais desafios globais e o Chevening é, com certeza, parte deste esforço. Esperamos que os escolhidos para receber a bolsa tenham experiências valiosas de aprimoramento pessoal e profissional e que possam voltar com uma bagagem que permita a criação de novas soluções para o Brasil.”
O programa conta com diversas parcerias, dentre elas uma de longa data com o escritório de advocacia Pinheiro Neto, que todo ano apoia um bolsista com mestrado em Direito. Conta também, desde 2018, com a parceria da Fundação Lemann, que apoia dois bolsistas na realização de mestrado nas áreas de Medicina, Políticas Públicas e Educação nas universidades de Oxford, Cambridge ou na London School of Economics. O Chevening tem também como parceira a EDUCA Foundation, que apoiará um mestrando brasileiro em um curso de Direito, Finanças, Política ou Relações Internacionais no Reino Unido.
Alexandre Bertoldi, Sócio-gestor do escritório de Advocacia Pinheiro Neto, afirmou:
“Estamos felizes em colaborar com o Governo Britânico por intermédio do Chevening. Nossos laços com o Reino Unido sempre estiveram presentes na história do escritório, desde o nosso fundador. Como sempre procuramos apoiar a educação e o treinamento dos profissionais do meio jurídico, essa é mais uma de nossas ações nesse sentido.”
Mais informações
Visite www.chevening.org/apply/guidance para obter informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade e as especificações das bolsas.