Programa Acessuas oferece preparação para o mundo do trabalho
Projeto é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e vai permitir que morador descubra seu potencial para o mercado
- Data: 30/01/2020 09:01
- Alterado: 30/01/2020 09:01
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Programa oferece preparação para o mundo do trabalho em Diadema
Crédito:Adriana Horvath
Trabalhar as potencialidades necessárias para entrar no mercado profissional é um dos objetivos do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o “Acessuas Trabalho”, lançado nesta quarta-feira (29/01), pela Prefeitura de Diadema. Voltado aos moradores com idade entre 14 e 59 anos e em situação de vulnerabilidade e risco social, o programa realizará ações de apoio para desenvolver habilidades e orientar os participantes para o mundo do trabalho. O projeto, com verba de R$ 100 mil do Governo Federal, será executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema em parceria com a ONG Lar Escola Jesuê Frantz, vencedora do Chamamento Público.
Durante o lançamento, no auditório do Paço Municipal, a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, parabenizou sua equipe pelo empenho para concretizar esse programa social e destacou também a parceria com o ‘Jesuê Frantz’ que vai compartilhar com a Prefeitura a execução do Acessuas no município.“Para a realizar esse trabalho, a SASC vai precisar contar com o apoio das demais secretarias municipais”, afirmou.
Para Rita de Cássia, representante do Lar Escola Jesuê Frantz, a entidade sente-se animada para começar o ano assumindo um novo desafio. “Prometemos trabalhar com excelência para fazer com que a política de assistência chegue a quem mais precisa dela”, disse.
O lançamento do Acessuas também contou com a participação dos secretários municipais Laércio Soares (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e José Dourado (Segurança Alimentar); de Silvana Guarnieri, da Coordenadoria de Mulheres; Margareti Sanches, diretora presidente da Fundação Florestan Fernandes; e do vereador Paulo Bezerra.
Oficinas
Serão disponibilizadas 500 vagas para um ciclo de cinco oficinas preparatórias para o mundo do trabalho, que vão abordar as potencialidades e as habilidades de cada participante. Nesses encontros, além de atividades de acolhida e escuta, o participante será orientado sobre inserção, vivência profissional e oportunidades locais, dentre outros.
“O Acessuas não é um curso profissionalizante, mas a ponte para esse público buscar inserção no mercado de trabalho”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Aracélia Sagrado Lovato. Para participar, é preciso fazer a inscrição em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de 20 fevereiro a 15 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Os interessados devem apresentar RG e CPF.
Articulações
Para realizar o Programa Acessuas Trabalho, a SASC vai articular ações com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a de Gestão de Pessoas, que é responsável pelos bolsistas da Frente de Trabalho da Prefeitura e estão no público que o programa pretende atender. Também haverá integração com escolas municipais que atendem jovens e adultos, com a Fundação Florestan Fernandes e com a Escola Diadema de Administração Pública (EDAP), além de unidades do Sesi, Senai e empresas locais.
LOCAIS PARA INSCRIÇÃO:
CRAS Centro Oeste
Av. Lico Maia, 265 – Serraria.
CRAS Eldorado
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1.090 – Eldorado.
CRAS Inamar / Praça CEU das Artes
Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Inamar.
CRAS Leste
Rua Idealópolis, 295 – Conjunto Naval – Vila São José
CRAS Norte
Praça Celite, s/n – Jardim Campanário.