Profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid em Diadema são reconhecidos
Município ganhou menção honrosa pela intervenção realizada para dar apoio psicológico a trabalhadores do SAMU ao longo da pandemia
- Data: 12/03/2021 18:03
- Alterado: 12/03/2021 18:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Kelly Fersan
Ao longo de um ano, a pandemia pelo coronavírus trouxe uma nova rotina para população e trabalhadores da saúde. Por isso, oferecer apoio emocional para quem trabalha na linha de frente em serviço 24h trouxe benefícios e reduziu o nível de stress dos profissionais. Pela iniciativa, Diadema recebeu menção honrosa na 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que acontece durante 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) – 32 anos em Defesa do SUS entre os dias 9 e 12 de março.
A experiência foi apresentada por meio de pôster eletrônico, já que o evento foi realizado 100% online. A ação conjunta entre Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Saúde Mental do município ofertou rodas de conversas, em que os funcionários do Serviço de Atenção Móvel de Urgência (SAMU) pudessem relatar suas angústias, desconfortos e demais demandas que surgiram em virtude da mudança de rotina de trabalho provocada pela pandemia da covid-19.
“Esse trabalho foi parte de um projeto maior com diferentes modalidades de cuidados, entre eles as rodas de conversa. Foi importante os profissionais se reunirem e conversarem sobre as angústias e os sentimentos que a pandemia trouxe. Esses trabalhadores já têm um cotidiano tenso de trabalho e a covid exigiu muito deles. A iniciativa foi super bem recebida”, explicou Nancy Yasuda, então coordenadora do Cerest Diadema. “Essa é a importância do trabalho integrado entre Cerest e Saúde Mental, mostrando a união de esforços e olhares diversos em prol dos trabalhadores. Foi uma ação construída coletivamente que resultou nessa experiência valorizada durante o Congresso”, ressaltou Yasuda.
Atualmente, as rodas de conversa deram espaço para a escuta qualificada e individual dos trabalhadores por livre demanda. Além de Diadema, receberam menção honrosa os municípios de Araçatuba, Bragança Paulista, Guararema, Guarulhos, Marília, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.