Professores e gestores da rede estadual se reúnem para planejamento da volta às aulas
Escolas traçam estratégias para o ano letivo; secretário Renato Feder transmitiu orientações pelo Centro de Mídias SP
- Data: 01/02/2023 19:02
- Alterado: 01/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Divulgação
Nos próximos dois dias, professores e gestores da rede estadual realizam o planejamento para o ano letivo de 2023, que tem início na sexta-feira (3). As datas são previstas no calendário para que as unidades possam definir as estratégias pedagógicas de acordo com o contexto de cada comunidade escolar.
Para dar início aos trabalhos, o secretário estadual da Educação Renato Feder conversou com os docentes através do Centro de Mídias SP. A importância da qualidade das aulas, com metodologias ativas que engajem os estudantes foi reforçada pelo secretário.
“Quando se fala em uma organização tão grande como a nossa, as pessoas pensam em uma pirâmide com a base formada por alunos, seguida dos professores, depois a direção e o time gestor da escola, depois as diretorias de ensino e lá no topo a Secretaria de Educação em sua torre de marfim, distante, teorizando. Vamos inverter esta pirâmide, porque a Secretaria precisa olhar para cima, de forma que todas as equipes da Seduc-SP apoiem e tornem a vida das diretorias de ensino mais fácil, assim como as diretorias devem atender e apoiar a equipe gestora da escola para que elas tenham mais tempo para se dedicar aos professores, que são os mais importantes da escola, responsáveis pelas aulas, onde o aprendizado acontece”, explica.
Uma novidade para 2023, será uma ferramenta para monitoramento da frequência escolar dos estudantes em tempo real. A plataforma digital permite que professores e diretores acompanhem as faltas dos alunos, podendo identificar sinais de possíveis situações de evasão.
Em Embu das Artes, a equipe da Escola Estadual Iracema Bello Oricchio acompanhou as novidades.
“Em relação ao acompanhamento pedagógico de todos os envolvidos na educação, é uma prática que nós já temos aqui na nossa unidade, então gostei muito que o secretário abordou este tema. Também acho muito importante o acompanhamento da frequência do aluno, da importância de manter os alunos na escola. É uma preocupação que eu tenho”, avalia o diretor José Alexandre Costa.