Professores da FMABC são convidados em Congresso Internacional

A ANDEA – Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem e a Universidade Presbiteriana Mackenzie organizam de 29 a 31 de agosto o “I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem”, cujo tema central será “Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade”. O evento reunirá dezenas de […]

  • Data: 27/08/2013 09:08
  • Alterado: 27/08/2013 09:08
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Professores da FMABC são convidados em Congresso Internacional

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A ANDEA – Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem e a Universidade Presbiteriana Mackenzie organizam de 29 a 31 de agosto o “I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem”, cujo tema central será “Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade”. O evento reunirá dezenas de especialistas na área, entre os quais a psicopedagoga argentina, Alicia Fernández, o reitor da Universidade de Lisboa (Portugal), Dr. Antonio Nóvoa, e o vice-presidente do Feuerstein Institute de Israel, Dr. R. Feuerstein.

Entre os destaques nacionais estão Dr. Rubens Wajnsztejn, neuropediatra e professor da disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC desde 1984, e a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, que coordena o Núcleo Especializado em Aprendizagem da FMABC. Os docentes falarão no dia 30, às 10h30, sobre “Transtorno Não Verbal em Sala de Aula”.

O evento visa a contribuir com pais, profissionais e estudantes da saúde e educação para a inclusão nos setores educacional e social de pessoas com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem. Entre os objetivos do evento estão congregar profissionais da saúde e da educação para debates de novas ideias e socializar conhecimentos científicos sobre as dificuldades e possibilidades do processo de ensino e aprendizagem a fim de favorecer a inclusão escolar e a inclusão social. Além disso, a iniciativa buscará contribuir para a construção do processo da inclusão e da diversidade na sociedade contemporânea, assim como estimular a troca de experiências bem-sucedidas na abordagem da problemática em diferentes contextos.

O “I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem” terá lugar na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Itambé, 45, Consolação – São Paulo). Mais informações pelo www.congressoandea.com.br.

REFERÊNCIA EM APRENDIZAGEM
As ações no campo das dificuldades escolares começaram em 2004 na Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC, na área de pesquisa clínica. No mesmo ano foi criado o Ambulatório de Neurodificuldades, abrindo espaço para atendimento gratuito à população – principalmente casos de Dislexia e TDAH. Até meados de 2007, a atuação dependia do apoio de dezenas de profissionais voluntários, efetivados pelas prefeituras da região com a implantação do Programa Dislexia ABC. “Com o passar dos anos, o volume de atendimentos foi crescendo e fomos incorporando cada vez mais voluntários à equipe. Em 2007 atuávamos em 5 grupos com aproximadamente 40 voluntários”, recorda Dr. Rubens Wajnsztejn, que acrescenta: “Em julho de 2007 demos grande passo no sentido de oficializar e ampliar nossa atuação. Fundamos o Núcleo Especializado em Aprendizagem e criamos o Programa Dislexia ABC em parceria com Santo André, São Bernardo e São Caetano. Cada cidade passou a ter equipe multidisciplinar específica, com contratação de todos os voluntários que já compunham o grupo”.

Hoje os programas estão consolidados e são referências nacionais no segmento. Ao todo são mais de mil atendimentos gratuitos por mês, sendo em média 100 novos casos de dificuldade escolar.

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  • Data: 27/08/2013 09:08
  • Alterado:27/08/2013 09:08
  • Autor: Eduardo Nascimento
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