Professores compartilham boas práticas em aprendizagem criativa em evento

Pioneira no desenvolvimento da iniciativa inclusive dentro da sala de aula, Secretaria da Educação irá ampliar ação para os alunos da Pré-Escola

  • Data: 14/03/2018 09:03
  • Alterado: 14/03/2018 09:03
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
Professores compartilham boas práticas em aprendizagem criativa em evento

Crédito:Divulgação/PMSBC

Você está em:

Com o objetivo de tornar a sala de aula um lugar mais atrativo para os alunos, trazendo soluções inovadoras que ajudem a tornar o aprendizado mais mão na massa, colaborativo e lúdico, cerca de 50 professores das escolas municipais de São Bernardo participam do 2º Festival de Invenção e Criatividade (FIC Maker), entre ontem (13/03) e quinta-feira (15/03). Além de conhecer o trabalho realizado por outras instituições, os docentes também apresentarão o resultado das ações desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental (1º a 5º ano).

Organizado pelo CITI-USP (Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo), Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab, Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA), Programaê (Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo) e Rede de Aprendizagem Criativa, o evento também conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo.

A professora Verônica Gomes dos Santos, da EMEB Neusa Macellaro Callado Moraes, na Vila Euro, ministrará uma das oficinas no FIC Maker, explica como a aprendizagem criativa contribui com o desenvolvimento dos alunos.

“A aprendizagem flui de forma horizontal. O aluno está à frente do processo, mas isso não significa que o professor perde a sua função de ensinar. Diferentemente das aulas convencionais, nas quais os alunos são receptores do conhecimento que o docente traz à sala de aula, o estudante é o protagonista de seu aprendizado, somando às suas vivências. Como eles colocam a mão na massa, o que foi aprendido não será esquecido e o professor torna-se um orientador nessa evolução”, disse.

Pioneira na multiplicação da iniciativa dentro da sala de aula, a rede municipal de São Bernardo tem compartilhado sua experiência em diversos eventos, entre eles, a apresentação de um painel na Campus Party 2018, em 02 de fevereiro.

A aprendizagem criativa tem o  objetivo de tornar a sala de aula um lugar mais atrativo para os alunos, trazendo soluções inovadoras que ajudem a tornar o aprendizado mais mão na massa, colaborativo e lúdico. Esse conceito foi criado há mais de 50 anos por Seymour Papert, do MIT Media Lab.

Nas escolas de São Bernardo são realizados com alunos projetos envolvendo programação e construção de brinquedos e projetos diversos, tanto nos laboratórios de informática como na sala de aula para apoio às disciplinas. Entre as ferramentas utilizadas estão materiais recicláveis, lego, robótica e o Scratch, linguagem de programação em blocos desenvolvida pelo MIT criado especialmente para crianças, permitindo a criação de animações, histórias interativas ou jogos em navegador. Além de atender os alunos do Ensino Fundamental, a ação será ampliada para os alunos da Educação Infantil (Pré-Escola).

Aulas mais divertidas – Para a professora Eliete de Moura Beserra Esturari, que leciona para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Neusa Macellaro Callado Moraes, a aprendizagem criativa contribui com a socialização dos estudantes. “Estamos fazendo uma atividade de ciências. Para quem vê de fora, parece que a sala está uma bagunça. Mas, na realidade, cada um está desenvolvendo a atividade da melhor maneira. Um ajuda o outro, o que acaba completando o que é ensinado na sala de aula”, afirmou.

Com 23 anos de experiência como professora, Eliete reconhece que a aprendizagem criativa ajuda a manter a atenção dos alunos, situação que é mais difícil no método convencional. O aluno Lucas dos Santos Cavalcante, de 10 anos, concorda com a docente. “Aprender essa forma é muito mais divertido do que ficar assistindo aula”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Suzana Dechechi, a aprendizagem criativa permite que a sala de aula se torne um local muito mais significativo para as crianças. “Ao aprender, dessa forma, as crianças se expressam mais e melhor. Estamos investindo na formação de pessoas que não aceitarão ideias pré-determinadas, mas cabeças pensantes e criativas”, disse.

Compartilhar:

  • Data: 14/03/2018 09:03
  • Alterado:14/03/2018 09:03
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC


Tempo em São Bernardo para amanhã
16/01


Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite ocorre temporal.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas

Noite

Chuva e trovoadas.

Temperatura em
São Bernardo

Max: 26°C

Min: 19°C

Chuva em
São Bernardo

Probabilidade: 93%

Quantidade: 18mm

Ventos em
São Bernardo

Velocidade: 8km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados