Professor, pesquisador e ativista social Sergio Haddad inicia “Quartas com Paulo Freire”
Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, a atividade é formada por nove encontros on-line, que podem ser vistos de forma integrada ou independente
- Data: 05/10/2021 15:10
- Alterado: 05/10/2021 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
No dia 6 de outubro, acontece o primeiro encontro das Quartas com Paulo Freire, programação semanal com conferências e mesas para tratar da prática e da filosofia do educador, assim como das releituras de seu pensamento em áreas diversas como saúde, cultura, feminismo, racismo, agroecologia, música e teatro. Tendo à frente o professor, pesquisador e ativista social Sergio Haddad, Conferência de abertura: a importância do ato de ler Paulo Freire inicia a série.
A programação integra a Ocupação Paulo Freire, em cartaz no Itaú Cultural até 5 de dezembro, e tem curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor. Sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, até o dia 1 de dezembro, as conversas são realizadas via zoom, com reserva de ingresso https://www.sympla.com.br/quartas-com-paulo-freire—a-importancia-do-ato-de-ler-paulo-freire__1351256.
Conferência de abertura: a importância do ato de ler Paulo Freire, aborda a relevância do pensamento de Freire na contemporaneidade e a atualidade das reflexões que deixou como legado, já que o educador é considerado o terceiro autor mais citado do mundo, na área de ciências humanas.
Para Haddad, o conceito educacional de Freire, perpassado por ideais como liberdade, autonomia e emancipação, permanece como herança teórica e epistemológica onde teoria e prática se integram, objetivando a construção de uma sociedade justa e igualitária. Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural e membro da equipe curatorial da exposição, atua como interlocutor do bate-papo.
Quartas com Paulo Freire
Voltadas ao ato de ler, reler, revisar e reinventar o autor a partir de contextos e posições epistemológicas que atualizem o seu legado, as conversas podem ser vistas de forma integrada ou independente.
Os encontros foram concebidos para criar diálogos contemporâneos que renovem o pensamento deste autor, ação que ele próprio prezava. Outro intuito, é criar condições na construção de experiências sociais libertadoras, redutoras de desigualdades, emancipadoras. Essa construção, segue um preceito de Freire, altamente atual: “é necessário diminuir as razões objetivas para a desesperança que nos imobiliza”.
SERVIÇO:
Quartas com Paulo Freire
De 6 de outubro a 1 de dezembro
Às quartas-feiras, de 19h às 21h
Reserva de ingresso via Sympla:
https://www.sympla.com.br/quartas-com-paulo-freire—a-importancia-do-ato-de-ler-paulo-freire__1351256