Procon orienta consumidores de São Caetano contra preços abusivos e golpes pelo celular
Durante a pandemia de coronavírus que atinge o país, a população precisa se proteger, também, de preços abusivos praticados por comerciantes e de golpes que têm como principais alvos usuários de telefone celular. “A população precisa tomar muito cuidado ao abrir qualquer link que venha pelo celular. Estão sendo feitos vários golpes em nome […]
- Data: 02/04/2020 12:04
- Alterado: 02/04/2020 12:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação
Durante a pandemia de coronavírus que atinge o país, a população precisa se proteger, também, de preços abusivos praticados por comerciantes e de golpes que têm como principais alvos usuários de telefone celular.
“A população precisa tomar muito cuidado ao abrir qualquer link que venha pelo celular. Estão sendo feitos vários golpes em nome de Bancos e do próprio Governo”, alerta o advogado Marco Aurélio Sanches, diretor do Procon de São Caetano do Sul.
Com relação aos preços abusivos, os principais alvos atualmente são gás, álcool gel e máscaras cirúrgicas. O Procon orienta a não pagar por esses itens preços muito acima da média e denunciar os comerciantes que praticam o abuso. “Um valor razoável pelo botijão de gás é de até R$70; por meio litro de álcool gel pode se pagar até R$20 e de 3 a 4 reais por uma máscara cirúrgica”, orienta Sanches.
COMO FAZER A SUA DENÚNCIA
Com o fechamento temporário do Atende Fácil para atendimentos presenciais, o Procon também está fazendo atendimentos online. Por enquanto, não estão sendo feitos atendimentos por telefone. O número 151 que é informado pelo site do Procon-SP é válido apenas para a cidade de São Paulo.
Veja as formas de entrar em contato com o Procon-SP para buscar orientações e fazer denúncias:
Pelo site https://www.procon.sp.gov.br/: o internauta deve acessar o site e clicar no botão “faça sua reclamação” para acessar a área de login e se cadastrar. O consumidor receberá um e-mail de confirmação de cadastro e acessando novamente ele poderá fazer sua reclamação no botão específico para o coronavírus.
Pelo aplicativo Procon-SP, que pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS (disponível gratuitamente na App Store e Play Store).
Pelo Facebook (https://www.facebook.com/proconsp/) e Instagram (instagram.com/proconsp).
Além de receber denúncias, o perfil @proconsp no Instagram também apresenta vídeos de especialistas (lives) dando orientações gerais e respondendo dúvidas.