Procon Diadema orienta consumidores para a Black Friday
Dicas são importantes para quem deseja aproveitar as ofertas de novembro; neste ano, data será no dia 29, mas setor de comércio e serviços deve realizar promoções ao longo de todo o mês
- Data: 31/10/2024 17:10
- Alterado: 31/10/2024 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:
Está aberta a temporada de promoções de novembro, quando é promovida a Black Friday, na última sexta-feira do mês. Neste ano, a data será realizada no dia 29 e para auxiliar os consumidores nesse momento de ofertas, o PROCON Diadema alerta sobre os cuidados a serem adotados. Confira algumas dicas:
A primeira é definir um teto para as compras e/ou promoções, bem como os itens a serem adquiridos, para que o consumidor não tenha gastos além do orçamento e possa contrair dívidas difíceis de cumprir.
Com a lista em mãos, o interessado deve pesquisar o tipo de produto, valores e formas de pagamento tanto na mesma empresa fornecedora como em lojas concorrentes, pois a oferta pode não ser tão vantajosa quanto parece. Verifique ainda o valor do frete e inclua a taxa no preço do item para saber se o desconto compensa a compra.
Compras online
O consumidor deve primeiro verificar se o site é confiável. Para ajudar, a Fundação Procon disponibiliza uma lista de sites que devem ser evitados por não serem seguros e podem ser acessados em https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
Verifique se o produto ou a empresa possui reclamações. É importante também imprimir ou salvar os documentos da promoção e da transação, pois, se houver algum problema, será mais fácil exigir o cumprimento da oferta.
Trocas
Atentar- se sobre a possibilidade de troca da mercadoria e em quais prazos e casos é permitido, além de exigir nota fiscal do produto ou serviço
As dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor podem ser esclarecidas no Procon Diadema. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: [email protected]