Procon de Diadema completa 20 anos de atividade
Neste mês de julho a unidade do Procon de Diadema, órgão de proteção e de defesa do consumidor, completa 20 anos de atividade. Para comemorar o fato, no próximo sábado (27/7), na Praça Castelo Branco, haverá várias ações socioculturais e educativas. Também será distribuída a cartilha “Noções Básicas de Direitos ao Consumidor” que busca orientar […]
- Data: 24/07/2013 18:07
- Alterado: 24/07/2013 18:07
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:
Neste mês de julho a unidade do Procon de Diadema, órgão de proteção e de defesa do consumidor, completa 20 anos de atividade. Para comemorar o fato, no próximo sábado (27/7), na Praça Castelo Branco, haverá várias ações socioculturais e educativas. Também será distribuída a cartilha “Noções Básicas de Direitos ao Consumidor” que busca orientar as pessoas sobre os seus direitos ao fazer as compras, forma de contratar serviços e evitar cobranças abusivas.
O evento acontece das 10 h às 16 h e tem extensa programação. Haverá atividades recreativas para as crianças, com brinquedos infláveis, brincadeiras e pinturas de rosto; distribuição de mudas de plantas; e shows com grupos musicais. Entre eles está a banda de pop/rock “Freedom” que executará canções dos Anos 60 e 70.
VERIFICAÇÃO DA MASSA CORPÓREA – Para tirar dúvidas, orientar e divulgar suas ações aos munícipes, durante o evento na Praça Castelo Branco serão montadas barracas de vários serviços municipais. Entre eles do próprio Procon, Assistência Judiciária, Vigilância Sanitária e Secretarias de Meio Ambiente e de Segurança Alimentar.
Na barraca da Segurança Alimentar, além das orientações de como comer corretamente, técnicos do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) farão avaliação nutricional e verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC). O objetivo é alertar as pessoas sobre o sobrepeso e como evitar o surgimento de doenças cardiovasculares por alimentação errada e sedentarismo.
A Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE Diadema) também terá seu espaço de divulgação na Praça Castelo Branco. Durante o evento, representantes dos comerciantes vão prestar orientações e realizar consultas gratuitas para quem quiser saber mais sobre o mundo dos negócios.
Neste evento, ainda, estará funcionando na Castelo Branco a Feira de Artesanato que acontece todos os sábados da 10h às 17h. Ela reúne os artistas da cidade que montam suas barracas para comercializar comidas, roupas, utensílios domésticos e produtos de beleza, tudo produzido de forma artesanal. A feirinha tem apoio da Prefeitura e sua criação é uma forma de produzir trabalho e renda no Município.
ATENDIMENTO COM HORA MARCADA – O Procon de Diadema tem trabalho atuante e focado na conscientização. No primeiro semestre de 2013 o Serviço realizou várias ações junto ao comércio local, com o objetivo de orientar lojistas e comparadores sobre os direitos do consumidor e fazer prevenção sobre práticas abusivas. Uma dessas ações ocorreu nas vésperas do Dia das Mães, com técnicos do Procon visitando lojas do Shopping Praça da Moça e das principais ruas do centro da cidade.
Outra medida acertada foi à implantação do atendimento com hora marcada. Desde abril passado o Procon atende por agendamento evitando espera e otimizando os serviços oferecidos. O atendimento com hora marcada pode ser feito por telefone (4053-7204) ou pessoalmente.
O Procon também atende por meio de retirada de senhas. Para isto, basta comparecer a sede o Serviço, durante a semana, e pegar o número. Para quem optar por esse atendimento ele é feito da seguinte forma: na parte da manhã, as senhas são distribuídas das 8h30 às 9h e as orientações acontecem das 9h às 12h. Na parte da tarde, as senhas devem ser retiradas das 12h30 às 13h e o atendimento se realiza das 13h às 17h. Por dia são atendidas cerca de 40 pessoas.
Maiores reclamações – Nos primeiros seis meses do ano o Procon de Diadema realizou mais de 8 mil atendimentos e 90,08% dos casos apresentados foram solucionados. Os setores com mais reclamações são as instituições bancárias e de telefonia.
Quanto ao tipo de reclamação a que mais acontece é sobre cobrança indevida ou abusiva (49,06%), seguida de reclamações contra operadores de cartões de crédito, bancos e financeiras (23,92%) e serviço de telefonia (21,68%).
Pesquisa de Satisfação realizada pela Procon de Diadema, entre 22 de abril e 5 de julho deste ano, mostra que a população da cidade está contente com o trabalho realizada pela unidade. Os resultados apontam que 99% dos entrevistados utilizariam novamente o Serviço e 83% o classificaram como ótimo (43%) e bom (40%).
Serviço:
Procon Diadema – rua Ari Barroso, 452, Centro. Atende: de segunda sexta-feira, das 9h às 12h (manhã) e das 13h às 17h (tarde). Mais informações: tel: 4053-7201.