Primeira turma do MBI Ferroviário da CPTM terá formatura nesta quinta
Trinta e dois alunos fizeram o curso com foco no desenvolvimento de competências para transformação digital e a cultura da inovação
- Data: 18/08/2022 13:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Imagem Ilustrativa
Crédito:Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A formatura da primeira turma do MBI (Master Business Inovation) em Tecnologia Ferroviária da CPTM, em parceria com o Senai, acontecerá nesta quinta-feira (18/08) com o sentimento de dever cumprido e de um grande ganho de conhecimento por parte dos alunos – tanto pessoalmente, quanto como colaboradores da companhia.
O MBI, programa de Especialização Latu Sensu com foco no desenvolvimento de competências para a transformação digital e a cultura da inovação do negócio, foi o primeiro no mundo e no Brasil específico para o segmento ferroviário. Trinta e dois colaboradores de diferentes áreas da companhia formaram a primeira turma, e tiveram que lidar na prática, com um empecilho imprevisível que afetou a rotina dos estudantes: a pandemia.
“A Covid-19 chegou logo no início do segundo módulo do curso, e após uma interrupção voltamos para o formato online. O nosso curso foi sobre inovação e mudanças, então conseguimos provar na prática que isso é possível”, afirma Daniel Lucena, engenheiro do Centro de Controle Operacional, que na última terça-feira (16/08) completou 10 anos de CPTM.
Para ele, o curso foi de extrema importância por, além de inovação, abordar conceitos relacionados à gestão. “O curso aconteceu em um momento de mudanças na CPTM, com novos gestores e líderes ascendendo”, explicou.
A assessora executiva do DOCT (Departamento de Estratégias Operacionais), Ana Maria Marigheto, acredita que ela e os demais estudantes finalizam o curso com uma nova visão sobre a CPTM. “Não digo nem que o curso irá nos ajudar no futuro, porque já está nos ajudando agora. Estamos conseguindo aplicar hoje alguns conceitos que aprendemos na CPTM”, afirma. De acordo com Ana Maria, a pandemia foi, de fato, um momento importante do curso, “mas a turma se adaptou e o curso foi uma alegria para todos”.
A iniciativa do curso foi da CPTM e faz parte do momento de transformação digital pelo qual a empresa passa, que desde a criação do novo planejamento estratégico adotou a inovação e o empreendedorismo como objetivos estratégicos para os próximos anos. A Companhia segue buscando pelo diferente para se tornar uma referência em inovação, incentivando essa cultura entre os funcionários.
“Acredito que atingimos com sucesso o nosso projeto inicial de incentivar a disseminação do processo de inovação e transformação digital na empresa. Tivemos uma turma muito heterogênea, com pessoas que atuam como engenheiros, arquitetos, auditores, advogados, analistas, técnicos e maquinistas, por exemplo. Todos eles puderam se reinventar e serão essenciais para o futuro da companhia, cada vez mais inovador”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
O MBI faz parte do Programa I.ON — um conjunto de ações que visa incentivar a cultura da inovação na empresa.