Primeira edição do São João Paulo reúne 150 mil pessoas com aprovação do público
Evento inédito no calendário da cidade trouxe a tradição da celebração do São João no Nordeste pela primeira vez para a capital paulista
- Data: 10/08/2023 09:08
- Alterado: 10/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
São João Paulo
Crédito:Prefeitura de SP
Na última semana, a Prefeitura de São Paulo trouxe o Nordeste para mais perto de São Paulo com o São João Paulo, arraiá inspirado em uma das maiores festa do Brasil. O evento contou com a presença de mais de 150 mil pessoas, que participaram das atividades na Vila Junina e no Ginásio do Ibirapuera, local que concentrou os shows com maior público. Com a aprovação de 98,8% dos participantes, que declararam pretender retornar em uma futura edição, a cidade de São Paulo conta agora com um São João para chamar de seu.
O evento foi realizado em uma ação conjunta envolvendo as secretarias municipais de Turismo e de Cultura. Entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, 40 artistas se apresentaram no palco da Vila Junina e no Coreto, além do Ginásio. Entre as atrações que subiram no palco do evento estavam Leonardo, Solange Almeida, Léo Santana, César e Paulinho, Alceu Valença, Michel Teló, Geraldo Azevedo e muito mais.
“A cidade de São Paulo merecia uma celebração que homenageasse a sua população nordestina, que é bastante numerosa, aliada à oportunidade de ver shows gratuitos, gratuitamente, com grandes artistas brasileiros que representam gêneros como o forró e o sertanejo”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Com o São João Paulo, a Prefeitura de São Paulo cumpriu essa missão e sabemos que paulistanos e muitos nordestinos que vivem aqui ficaram satisfeitos com mais essa entrega para a cidade”, conclui.
A estrutura do evento contou com um amplo espaço dedicado à cenografia, trazendo a arquitetura, as cores e o clima nordestino diretamente para São Paulo. O espaço da Vila Junina contava com 10 mil metros quadrados, logo na entrada, e contou com uma fogueira cenográfica, com 15 metros de altura, um coreto e 20 quiosques. Para homenagear cada região do Nordeste brasileiro, foram estruturadas nove vilas decoradas que remetiam aos costumes, tradições, culinária e cultura dos Estados do Nordeste: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia e Ceará.
“O prefeito Ricardo Nunes fala muito que São Paulo é a casa do mundo, porque todo mundo se encontra aqui. Nesse São João Paulo, a Cultura nordestina esteve presente para 150 mil pessoas, que puderam sentir o cheirinho do nordeste, comendo comida típica, ouvindo música nordestina e lembrando um pouquinho de casa. É a Prefeitura fazendo a cultura ser valorizada, com artistas abrilhantando esse momento, valorizando a diversidade cultural que se encontra na nossa cidade”, explica a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.
Pesquisa de Público
O Observatório do Turismo e Eventos, da Prefeitura de São Paulo, divulgou nesta terça-feira (08) uma pesquisa prévia realizada com os frequentadores do São João Paulo 2023. Segundo o documento, que consolida as respostas de 1.208 entrevistados, a nota geral para o evento ficou em 9,1 e 98,8% dos participantes declararam que pretendem retornar em uma futura edição.
Quanto a origem do público, 81,4% era formado por moradores da cidade de São Paulo, seguido por 15,4% de habitantes da Grande São Paulo e 1,4% do interior do Estado. Entre os frequentadores da Grande São Paulo, cerca de 3% são da cidade de Guarulhos e 2% de Osasco.
Da zona sul da cidade de São Paulo, vieram mais de 45% dos frequentadores. Na sequência, aparecem 17,3% da zona leste, 14,4% da zona oeste, 11,9% da zona norte e 11,3% do Centro. Da zona sul, em torno de 4,5% dos frequentadores são da Vila Mariana e 3,8% do bairro do Jabaquara.
O público do evento era majoritariamente feminino, com 72% de mulheres. A faixa etária predominante é de 30 a 49 anos, totalizando 60,4%. A média geral de gastos no evento ficou em R$ 87,80.
Além do São João Paulo, mais de 80% dos frequentadores declararam que pretendem conhecer opções gastronômicas da cidade e cerca de 65% afirmaram que pretendiam dedicar-se às compras. Os passeios turísticos aparecem em 3º lugar com 41,7%.