Previsão do tempo: Apesar do frio, o sol aparece em SP
Hoje (6), o predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro vai favorecer a elevação das temperaturas
- Data: 06/07/2023 09:07
- Alterado: 06/07/2023 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
A quinta-feira (06) começou com uma madrugada de céu com poucas nuvens e termômetros em média na casa dos 10,3°C. Nas regiões periféricas, principalmente na Zona Sul, as temperaturas absolutas ficaram bem abaixo da região central da capital paulista. A estação meteorológica automática da Prefeitura de São Paulo, instalada no extremo sul da cidade, em Capela do Socorro, registrou mínima de 4,7°C e, em Eng. Marsilac, distrito de Parelheiros, o valor mínimo foi de 5,1°C. Já na região central da Cidade, a mínima registrada na estação do CGE foi de 13,5°C.
Hoje, o predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro vai favorecer a elevação das temperaturas. A máxima prevista é de 24°C com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 32% e sem expectativa de chuva para capital e região metropolitana.
A capital paulista permanece em estado de alerta para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal desde o dia 04 deste mês. O recorde de temperatura mínima do ano continua sendo a registrada no dia 17 de junho com 8,5°C, enquanto a menor mínima absoluta, aquela que ocorre em um único local, ocorreu na estação meteorológica automática de Eng. Marsilac, no dia 04 de julho, com apenas 2,8°C. Vale lembrar que até o momento, a média histórica das temperaturas para julho é de mínima de 12,6°C e máxima de 23°C. Até ontem, os valores médios observados estavam abaixo, com 11,4°C e 21,5°C, respectivamente.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
De acordo com as últimas simulações atmosféricas, a próxima semana promete ser bem diferente em relação à anterior. A passagem de frentes frias ao largo do litoral paulista vai trazer chuva, principalmente a partir da quarta-feira (12). No domingo (09), uma frente fria de fraca atividade aumenta a quantidade de nuvens e provoca chuva fraca na faixa litorânea do estado de São Paulo. Entretanto, não há previsão de temperaturas muito baixas que possam quebrar o recorde do ano.
A sexta-feira (07) será muito parecida com o dia anterior. Madrugada com poucas nuvens, sensação de frio e termômetros em média na casa dos 11°C. A partir das primeiras horas da manhã o predomínio de sol vai promover a rápida elevação das temperaturas. A máxima pode chegar aos 25°C, com taxas de umidade do ar próximas aos 30% nas horas de maior aquecimento.
No sábado (08), tempo seco, sem previsão de chuva e predomínio de sol no decorrer do dia. Mínima de 13°C e máxima ao redor dos 26°C no período da tarde. A umidade do ar permanece baixa, com taxas mínimas de 30% nas horas de maior aquecimento. No fim do dia, com a aproximação da frente fria pelo oceano a quantidade de nuvens aumenta, mas não há previsão de chuva para a capital.