Prefeitura SP promove a formatura de 190 jovens em cursos gratuitos na área de tecnologia

Cerimônia foi realizada no Edifício Matarazzo na tarde desta quinta-feira (16). As aulas são destinadas aos moradores das periferias e oferecem qualificação profissional

  • Data: 16/12/2021 19:12
  • Alterado: 16/12/2021 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura SP promove a formatura de 190 jovens em cursos gratuitos na área de tecnologia

Prefeitura promove a formatura de 190 jovens em cursos gratuitos na área de tecnologia

Crédito:Governo Federal

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo sediou, na tarde desta quinta-feira (16), a formatura de 190 jovens que concluíram os cursos gratuitos de tecnologia do programa StarTI. As aulas foram promovidas pela Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET). Mais de mil alunos já foram contemplados com essa qualificação profissional, que teve início em 2020.

Durante a cerimônia o prefeito Ricardo Nunes destacou a necessidade de priorizar a educação, assim como os setores da saúde, mobilidade e habitação, para gerar oportunidades.

“A área de tecnologia tem ampliado a criação de empregos. Esses 190 alunos que se formam hoje vão crescer muito. São Paulo é uma cidade linda, impactante, de diversidade, mas que tem dois lados. De um deles temos a Avenida Paulista, com seus grandes centros financeiros. E outro pobre ou extremamente pobre. Por isso é importante que sempre olhemos para as pessoas que mais precisam”, enfatizou.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, este setor é um dos que tem mais demanda por mão-de-obra e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Assim, oferece empregabilidade e salários elevados.

“Durante a pandemia todas as expectativas foram superadas. A área cresceu muito. Foi feita uma projeção de 400 mil vagas no país em cinco anos, mas esse número dobrou: serão 800 mil. Hoje, nossa cidade tem 214 mil empregos no setor de tecnologia. Nos próximos cinco anos teremos mais 200 mil. Por isso São Paulo é o melhor lugar do mundo para estar, com esse crescimento incrível”, afirmou.

A declaração da secretária empolgou os formandos, entre eles Luís Gustavo Fernandes Maia, de 18 anos, morador de Parada de Taipas, na Zona Norte da capital. Ele concluiu o curso de Montagem e Manutenção de computadores e está com muitos planos.

“Conhecimento é sempre bom. Esse curso vai agregar muito no meu futuro, pois quero fazer uma faculdade na área de TI. Estou muito feliz”.

Os estudantes Katlen Vitória, 16, e Matheus Xavier, 21, colegas do curso de Gustavo, também estavam empolgados. Ambos têm certeza de que a formação lhes dará boas oportunidades para prosperar.

Moradora do Jardim Ubirajara, em Interlagos, na Zona Sul, Júlia Santos Carvalho enfatizou a importância de ter assistido às aulas de Programação Web.

“Hoje todas as pessoas precisam ter conhecimento na área de tecnologia. É importante para a vida e para a carreira”, declarou a jovem de 16 anos.

Cursos StarTI

O StarTI, projeto da Fundação Paulistana, foi Iniciado em 2020. Oferece cursos profissionalizantes gratuitos voltados ao universo da tecnologia e dos computadores. O público-alvo é de jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente mulheres e pessoas negras moradoras das periferias de São Paulo.

As aulas ministradas pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) acontecem em formato híbrido nas três unidades da empresa: na Zona Norte, em Santana, e também na Zona Sul, nos bairros Jardim Ângela e Santo Amaro.

Os cursos de Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente com Plataforma Zendesk têm a carga horária de 160 horas. Com essa turma, o número de formados chega a 1.025 alunos.

Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Compartilhar:

  • Data: 16/12/2021 07:12
  • Alterado:16/12/2021 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados