Prefeitura de SP vai urbanizar e implantar parque em área degradada na região da Represa Billings
Mais de 360 famílias serão beneficiadas por instalação de redes de água, esgoto e drenagem, além de canalização de córrego
- Data: 26/04/2024 11:04
- Alterado: 26/04/2024 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura vai urbanizar e implantar parque em área degradada na região da Billings
Crédito:Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo está finalizando a elaboração de projetos executivos e obtenção de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) para iniciar as obras de urbanização e de implantação de parque linear no Jardim Castelo, próximo à Represa Billings, na Zona Sul. A intervenção, realizada por meio do Programa Mananciais, vai beneficiar mais de 360 famílias na região de Cidade Ademar.
A obra será realizada em uma área degradada, que receberá redes de água, esgoto e drenagem, canalização de córrego, contenção de áreas de risco, intervenções de segurança viária e implantação de parque urbano.
Há previsão de execução de 118 metros de redes de água, 329 metros de redes de esgoto, 769 metros de redes de drenagem, 161 metros de canalização de córrego e mais de 14 mil metros quadrados de parque.
O parque a ser implantado contará com infraestrutura verde, como jardins de chuva, áreas alagáveis e canalização de córrego com revestimentos mais permeáveis, além de diversos programas de esporte e lazer, como caminhos contemplativos, campo de futebol, área de arquibancada, área de lazer infantil e áreas de ginástica. Além disso, haverá garantia da acessibilidade universal às áreas do parque.
Sobre o Programa Mananciais
A Secretaria Executiva do Programa Mananciais atua nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul da capital, e tem como objetivo a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras e implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos. O investimento previsto até o final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.
Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), oito obras de urbanização foram concluídas e 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão sendo feitas 6,9 mil novas moradias.
Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.
Durante a gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Ao longo da gestão 2017-2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.