Prefeitura de SP recebe prêmio na Coreia do Sul
Programa Tem Saída figurou entre os 10 finalistas do prêmio internacional Cidades Educadoras, da AICE
- Data: 01/11/2022 13:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Iniciativa da Prefeitura de SP que atende e emprega mulheres em situação de violência recebe prêmio na Coreia do Sul
Crédito:Divulgação
O programa Tem Saída, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que atende e emprega mulheres em situação de violência doméstica e familiar, figurou entre as 10 melhores iniciativas premiadas pela Associación Internacional de Ciudades Educadoras – AICE. A Prefeitura de São Paulo, por meio de uma delegação formada por representantes das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação, participaram da cerimônia de premiação, realizada na Coreia do Sul, na última sexta-feira (28).
O programa Tem Saída ficou entre as 10 melhores iniciativas, ao lado de cidades como Braga, de Portugal, Rosário, da Argentina, Mislata, na Espanha, e até a vizinha Santo André, também de São Paulo. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em Andong, na República da Coreia do Sul. O chefe da delegação e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Osmar Cassim Neto, representou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na cerimônia recebendo a premiação.
“Criamos o Tem Saída com a proposta de oferecer um recomeço digno para milhares de mulheres em situação de violência, promovendo a independência financeira. O programa, além de possibilitar uma oportunidade de emprego, também busca resgatar a autoestima e saúde mental da mulher. Tudo isso é feito em parceria com os órgãos competentes”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Para nós, é motivo de muito orgulho ver que uma política pública tão importante como o Tem Saída está sendo prestigiada e classificada como um case de sucesso mundial”, finaliza.
Sobre o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras
A AICE é uma entidade sem fins lucrativos formada por mais de 500 cidades de 36 países que reconhece e dá visibilidade internacional para projetos voltados a um tema específico. A quarta edição do programa abordou as necessidades assistenciais e políticas inovadoras relacionadas ao cuidado e transformação socioeconômica.
Em 2022, a premiação contou com mais de 65 inscrições, geradas por sete países e três continentes. As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por especialistas, representantes de um Comitê Executivo da Associação e de Governos Locais Unidos, que se reuniu em 14 de junho. As três iniciativas vencedoras da edição foram: “Refúgios Climáticos nas escolas”, Barcelona (Espanha). “Rios com Vida”, Loures (Portugal); e “Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre”, Horizonte (Brasil).
Sobre o programa Tem Saída
Lançado em agosto de 2018, o Tem Saída é uma política pública da Prefeitura de São Paulo voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.
Como funciona? A mulher em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. Após passar pelos órgãos mencionados, a mulher é encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Secretaria e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras.
Vale destacar que o Programa Tem Saída não exige que a munícipe tenha solicitado medida protetiva de urgência ou realizado boletim de ocorrência denunciando o agressor. É preciso apenas que a mulher seja encaminhada pelo órgão de justiça. Fator importante para o acompanhamento mais eficaz em relação à vítima.
Para mais informações do programa, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/temsaida ou disque 156