Prefeitura de SP realiza testagem para hepatites virais em estações do Metrô

Campanha Hepatite Zero vai até 18 de agosto em 12 pontos de todas as regiões da cidade

  • Data: 31/07/2023 11:07
  • Alterado: 31/07/2023 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP realiza testagem para hepatites virais em estações do Metrô

Testagem para hepatites virais

Crédito:Arquivo - Agência Brasil

Você está em:

Até o próximo dia 18 de agosto, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza a campanha Hepatite Zero em 12 estações do Metrô. Durante a ação, promovida em parceria com o Rotary Club e o Ministério da Saúde (MS), serão oferecidos testes gratuitos para a detecção de hepatites B e C, as hepatites virais mais comuns no Brasil.

A ação será realizada de segunda a sexta-feira das 16h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h nas estações Sé, República, Luz, Brás, Tietê, Clínicas, Paraíso, Barra Funda, Jabaquara, Vila Prudente, Itaquera e São Mateus.

As equipes da SMS também trabalharão na conscientização da população sobre prevenção, proteção e a necessidade de fazer o teste das hepatites B e C. As hepatites virais B e C são uma questão mundial de saúde pública devido ao grande número de pessoas com essas doenças e se apresentam, na maioria dos casos, sem sintomas. Ainda existe o fator agravante de se tornarem doenças crônicas com evolução grave ao longo dos anos, como cirrose e câncer de fígado.

“Devido a essas características, é importante fazer busca ativa para diagnosticar possíveis casos, e encaminhá-los para atendimento na rede de saúde”, explica Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS.

Plano de Eliminação das Hepatites Virais

A capital integra o Plano de Eliminação das Hepatites Virais, do MS, que tem o desafio de reduzir, até 2030, em 90% as novas infecções dos tipos B e C e em 65% o número de mortes associadas a essas doenças.

A SMS realiza, na rotina dos serviços, uma busca ativa de pessoas com hepatites. Equipes de saúde das unidades detectam, entre os pacientes que estão em consulta ou durante um curativo, munícipes que epidemiologicamente têm maior possibilidade de ter adquirido essas infecções, como indivíduos a partir de 40 anos de idade ou que receberam transfusão de sangue e derivados antes de 1993; cidadãos que usam ou usaram drogas injetáveis; pessoas que moram, têm contato ou compartilham objetos como seringas, agulhas e lâminas de barbear com pacientes com hepatite B ou C; além de todas as gestantes a fim de prevenir a transmissão vertical. Após essa triagem, são oferecidos os exames necessários para identificação das hepatites B e C.

Para realizar os exames de hepatite B ou C, o munícipe também pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) ou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionam diariamente. Vale lembrar que a vacina contra hepatite B está disponível para crianças e adultos. E a hepatite C, embora não seja prevenível por meio de imunização, possui tratamento na rede pública.

Compartilhar:

  • Data: 31/07/2023 11:07
  • Alterado:31/07/2023 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados