Prefeitura de SP promove plantio de mudas com os Consulados da Alemanha e da França

Parque do Carmo recebeu o plantio de 10 ipês em homenagem às vítimas do coronavírus

  • Data: 15/03/2022 13:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP promove plantio de mudas com os Consulados da Alemanha e da França

Plantio de mudas

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

Em parceria, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e os Consulados Gerais da Alemanha e da França se uniram para o plantio de 10 mudas de ipês no Parque do Carmo para prestar homenagem às pessoas que morreram devido à COVID-19.

Implantado em 1976, na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho, o espaço verde em Itaquera manteve a sede, em arquitetura colonial, além do conjunto de lagos e toda a área ajardinada. Seu Bosque das Cerejeiras e os monumentos à imigração japonesa são referências culturais da cidade. O Bosque sedia a tradicional Festa das Cerejeiras para comemorar o florir da árvore-símbolo do Japão e marca da comunidade nipônica que vive na região.

O evento nesta segunda (14) contou com a presença do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, os cônsules gerais da Alemanha e da França, Thomas Schmitt e Yves Teyssier d’Orfeuil, respectivamente, além de funcionários da SVMA e diplomatas de ambos os países.

Memorial

O Parque do Carmo recebeu, em 2021, uma escultura de metal que simboliza um ipê branco, junto com uma cápsula do tempo dentro de um globo, a fim de homenagear as vítimas da pandemia de coronavírus. A obra foi idealizada pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Ministério Público. Desde sua inauguração, foram plantadas 10.200 mudas, provenientes da produção dos Viveiros Harry Blossfeld e Manequinho Lopes.

As pessoas de todo o mundo podem deixar mensagens de condolência e contar suas experiências no enfrentamento ao coronavírus na urna do monumento. As mensagens recebidas são codificadas e transformadas em cápsulas e depositadas na base da obra. As homenagens serão lacradas na base do monumento memorial pelo período de 100 anos, para que se tenha uma memória fiel da pandemia para as futuras gerações.

Compartilhar:

  • Data: 15/03/2022 01:03
  • Alterado:17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados