Prefeitura de SP oferece serviços de combate ao HIV na Praça da Luz
População tem à disposição unidade móvel disponibiliza vários serviços, além de distribuição de insumos de prevenção para o HIV e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- Data: 25/05/2023 10:05
- Alterado: 25/05/2023 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP oferece serviços de combate ao HIV na Praça da Luz
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), leva à Praça da Luz, no Bom Retiro, o serviço de profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante nesta quinta-feira (25). As equipes atenderão a população, das 12h às 17h, ao lado do coreto.
Entre os serviços oferecidos pelo projeto PrEP na Rua, da Coordenadoria de IST/Aids, será possível fazer testagem rápida gratuita para HIV, testes convencionais para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), iniciar o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, além de profilaxia pós-exposição (PEP). Também haverá distribuição de insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante.
Como a pessoa pode começar a PrEP
O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais).
O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste rápido para HIV no local, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.