Prefeitura de SP oferece serviços de combate ao HIV na Praça da Luz

População tem à disposição unidade móvel disponibiliza vários serviços, além de distribuição de insumos de prevenção para o HIV e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

  • Data: 25/05/2023 10:05
  • Alterado: 25/05/2023 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP oferece serviços de combate ao HIV na Praça da Luz

Prefeitura de SP oferece serviços de combate ao HIV na Praça da Luz

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), leva à Praça da Luz, no Bom Retiro, o serviço de profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante nesta quinta-feira (25). As equipes atenderão a população, das 12h às 17h, ao lado do coreto. 

Entre os serviços oferecidos pelo projeto PrEP na Rua, da Coordenadoria de IST/Aids, será possível fazer testagem rápida gratuita para HIV, testes convencionais para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), iniciar o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, além de profilaxia pós-exposição (PEP). Também haverá distribuição de insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante. 

Como a pessoa pode começar a PrEP  

O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. 

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). 

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste rápido para HIV no local, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. 

Compartilhar:

  • Data: 25/05/2023 10:05
  • Alterado:25/05/2023 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados