Prefeitura de SP oferece R$ 42,5 mil para soluções inovadoras na área ambiental
Serão selecionadas até 24 empresas para a quinta edição da aceleração para o Programa Green Sampa
- Data: 04/08/2023 08:08
- Alterado: 04/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura SP
Crédito:Guilherme Cunha / SMTUR
A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para a quinta edição do Programa de Aceleração Green Sampa, voltada para empresas ligadas ao setor de economia verde, negócios ambientais e tecnologias verdes. Com o objetivo de contemplar diferentes agendas de sustentabilidade, o programa passou por uma reformulação e vai oferecer também um aporte financeiro de R$42.500,00 para os negócios que serão selecionados. Os interessados em participar desta edição têm até o dia 31 de agosto, até às 18h, para se inscrever pelo site.
O Green Sampa é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), que busca estimular o processo de escala de empreendimentos de negócios verdes em estágio avançado de desenvolvimento, que desenvolvam produtos ou serviços inovadores e que utilizem tecnologias como parte essencial do modelo de negócio.
Além disso, tem o intuito de disseminar a cultura e a educação empreendedora, fomentar a inserção de jovens no ecossistema de empreendedorismo, inovação,tecnologia e sustentabilidade da cidade de São Paulo e promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda nas regiões mais vulneráveis da capital paulista.
“A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço e está diretamente atrelado às iniciativas que governos e empresas tomam. Por este motivo, a Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar cada vez mais esse setor. Nosso objetivo é criar um futuro em que toda a cadeia produtiva continue operando da melhor forma possível, promovendo não só o apoio às startups verdes como também a geração de emprego e renda, o fortalecimento do ecossistema verde e a atração de negócios para a Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Para a quinta turma, o Programa Green Sampa vai selecionar até 24 negócios para um processo de aceleração de seis meses que proponham soluções em tecnologias verdes dentro dos eixos: Eficiência e Clean Web; Eficiência Energética, Energia Limpa e armazenamento energético; Indústria Limpa e Logística Reversa; Parques e Áreas Verdes; e Resíduos Sólidos. Cada equipe selecionada deverá ser composta por, pelo menos, dois membros, que deverão participar de, no mínimo, 85% das atividades propostas pelo programa. O responsável pela inscrição precisa ter mais de 18 anos e residir na cidade de São Paulo.
O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de investimentos conforme as necessidades surgidas durante a modelagem do negócio no processo de aceleração.
Além de mentorias especializadas, o programa também oferece aos participantes encontros para fortalecimento da rede de contatos, participação em eventos e atividades de mercado, nacionais e internacionais, e, ainda, espaço físico de trabalho no Hub Green Sampa, em Pinheiros.
“A Ade Sampa reconhece a importância de investir em iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável, e as tecnologias verdes têm o potencial de revolucionar a forma como lidamos com os recursos naturais, minimizando os impactos negativos e criando novas oportunidades de negócios. Com a promoção de soluções inovadoras para os desafios ambientais que enfrentamos, apostamos no poder transformador da inovação para impulsionar este novo setor da economia”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.