Prefeitura de SP forma profissionais em elétrica de baixa tensão e manutenção de bicicleta
Iniciativa da Fundação Paulistana promove a capacitação de jovens a partir dos 16 anos
- Data: 18/12/2020 21:12
- Alterado: 18/12/2020 21:12
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Formados na área de elétrica de baixa tensão
Crédito:Reprodução/Instagram
A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou nesta sexta-feira (18) a conclusão dos cursos nas áreas elétrica de baixa tensão e mecânica de bicicletas. Voltados para o público jovem, as iniciativas somadas atenderam 276 alunos, sendo 178 no setor de elétrica e 98 na área de manutenção de bikes.
“A Fundação Paulistana busca diversidade em seus cursos, de maneira em que possamos atender diferentes públicos da cidade. A área de elétrica já é consolidada no mercado, tendo alta inserção de profissionais no ramo, enquanto a manutenção de bicicletas é uma tendência que segue crescendo nas principais cidades do mundo”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Com essa capacitação, os alunos podem tanto buscar um emprego formal, quanto abrir um negócio próprio para gerar renda”, completa.
Com foco na capacitação de jovens a partir dos 16 anos, os cursos aconteceram em equipamentos públicos e entidades parceiras da Fundação Paulistana, tendo duração de 80 horas de aulas teóricas e práticas. Cada turma tinha, em média, 20 alunos, respeitando os protocolos de distanciamento social do ministério da saúde. Ambas as capacitações oferecem ao concluinte uma certificação da Prefeitura de São Paulo e da Fundação Paulistana.
O curso de elétrica de baixa tensão dá noções de reparos elétricos residenciais e prediais que evitam incêndios, acidentes domésticos, curtos circuitos, além da queima de aparelhos. Já a capacitação de mecânica de bikes é voltada para a manutenção de veículos ecológicos, como bicicletas, skate e patins. Além de aulas teóricas e práticas, os alunos receberam orientações sobre sustentabilidade, meio ambiente e dicas de atendimento e comunicação com clientes.
Em breve, a Fundação Paulistana divulgará as novas turmas e os locais que receberão os cursos de elétrica em baixa tensão e manutenção de bicicletas. As informações serão divulgadas nas redes sociais da @spsmdet e da @fundacao.paulistana.