Prefeitura de SP encaminha 216 pessoas para acolhimento durante a madrugada

Durante os trabalhos da Operação Baixas Temperaturas foram realizados 2.023 atendimentos e houve a distribuição de 1.317 cobertores. Abordagem social pode ser solicitada via 156

  • Data: 23/05/2022 08:05
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP encaminha 216 pessoas para acolhimento durante a madrugada

Morador de rua

Crédito:José Cruz - Agência Brasil

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 2.023 atendimentos de pessoas em situação de rua entre a noite de sábado (21) e a madrugada desse domingo (22). O trabalho realizado pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e nas dez tendas instaladas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central resultou no encaminhamento de 216 pessoas para serviços de acolhimento. Outras 27 pessoas não aceitaram o encaminhamento e, além disso, houve a distribuição de 1.317 cobertores.

Implementadas desde a última terça-feira (17), as tendas funcionam das 18h às 0h. Juntos, os equipamentos já realizaram 9.823 atendimentos até a noite desta sexta (20). Além disso, foram distribuídos 8.562 (sopas e bebidas quentes e água) e aplicadas 792 vacinas (COVID-19 e Influenza).

Nesses locais, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) são as primeiras a receber os moradores em situação de rua, dando-lhes orientações necessárias e ofertando cobertores. Caso a pessoa tenha interesse em acolhimento, receberá transporte de ida e volta para ser abrigado nos sete Centros Esportivos da capital que, neste momento, dispõem de espaços organizados para este fim.

Quem procura o serviço também é atendido por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das equipes do Consultório na Rua. Após isso, às pessoas em situação de rua são recepcionadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece a todos sopas, bebidas quentes e os kits inverno, que contêm luvas, gorro e meias.

Nas dez tendas, para todas as noites são contratados 6 mil sopas, 3 mil chás, 3 mil chocolates quentes e 3 mil garrafas de águas.

Balanço

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas (OBT), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) já realizou 14.984 atendimentos de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. Os atendimentos resultaram em 5.025 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial e na distribuição de 9.546 cobertores.

Como ajudar?

A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).

O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Endereços das tendas

ZONA LESTE
Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas
Itaquera – Rua Gilberto Gomes da Mota (ao lado da Escola de Samba Leandro de Itaquera)
 
ZONA NORTE
Santana – Praça Heróis da FEB
Vila Maria – Praça Novo Mundo
 
ZONA SUL
Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto
Capela do Socorro – Praça Escolar
 
ZONA OESTE
Lapa – Praça Miguel Dell’Erba
 
CENTRO
Sé – Praça da Sé
Santa Cecília – Praça Marechal Deodoro
Brás – Praça Padre Bento

Compartilhar:

  • Data: 23/05/2022 08:05
  • Alterado:17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados