Prefeitura de SP divulga programação deste mês nos Centros Culturais

Confira a programação completa

  • Data: 07/02/2023 08:02
  • Alterado: 07/02/2023 08:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP divulga programação deste mês nos Centros Culturais

Centro Cultural

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A Prefeitura anuncia a programação do mês de fevereiro nos Centros Culturais na capital. Confira a lista: 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição, a primeira com caráter permanente. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé (que foi também selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico).

Dentro da exposição há também um espaço de convivência que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas. A exposição apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. São documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais e maquetes distribuídos em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias e Café dos Artistas. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada, em 2013, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (Fecha às terças). Livre.

Visitas Mediadas à exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição Hoje Tem Espetáculo e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agenda da visita via e-mail: [email protected].

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (Fecha às terças). Livre.

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. É aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, e tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. Todas as segundas, às 14h. 180 minutos. Livre.

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto inicia os trabalhos de 2023 com novas atrações, os já tradicionais jogos circenses, show de calouros e premiações.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 23/02 às 15h. 90 minutos. Livre.

| CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

Diversidade.XR

Exposição Interativa

Sessões com agendamento dos 5 conteúdos em realidade virtual (Mysticah, Ocupação, Lavrinthos) e do acervo (Vulkanika Pokaropa e Tábua de Esmeraldas). O agendamento é feito através de formulário, com link na bio do instagram @ccdiversidade.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi. Até 25/01, das 12h às 18h.

Da Silva Brokers

Instalação Artes Visuais

No início deste ano, a última propriedade adjacente do CCD foi arrasada e a cidade aguarda o anúncio do novo edifício. Será aproveitada esta situação de ignorância para anunciar a extensão megalomaníaca do centro cultural no local através de uma campanha em grande escala, que consiste em um grande banner publicitário, uma campanha de panfletos e uma ampla campanha digital nas redes sociais. O complexo de edifícios fictícios deve primeiro atrair a atenção através de sua forma e tamanho, mas depois, acima de tudo, suscitar sutilmente vários debates sociais em torno da discriminação, da gentrificação e dos direitos das minorias. Para isso, contamos com o império imobiliário fictício “Da Silva Brokers”, que foi construído ao longo de 12 anos pelo artista alemão Anton Steenbock, que conta com uma rede de larga escala de instituições fictícias, fundações, contas de mídia social e funcionários controlados pela IA à sua disposição e que estabelece a infra-estrutura para “a campanha”. Projeto em parceria com Goethe Institut.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi. De 01/02 a 30/03.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Minhoqueens

Bloco de carnaval

O Minhoqueens foi o primeiro bloco drag queen do país, contudo, não atrai apenas o público LGBTQIA+, mas reúne foliões de todas as tribos.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi. 12/02, das 14h às 18h.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Bloco Siriricando

Música

O Bloco Siriricando traz a mesma animação e energia que apresenta em seu cortejo na rua convidando a todos a participar, cantando e dançando ao som da bateria composta de mulheres lésbicas e bissexuais de diferentes idades e matizes. No espetáculo, a bateria, acompanhada do auxílio luxuoso da harmonia, na qual a guitarra e a viola erudita dão o ritmo para versões bem-humoradas de marchinhas e canções tradicionais, com letras que retratam as vivências e lutas dessas mulheres. O evento traz a apresentação musical do Bloco Siriricando, animando o público com marchinhas e canções bem humoradas sobre o universo das mulheres lésbicas e bissexuais. O Bloco usa a expressão artística como proposta de visibilidade e protagonismo na cultura do carnaval de rua de São Paulo e vem para celebrar o Carnaval nesse evento do CCD – Itaim Bibi.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi. 26/02 às 14h. 60 minutos.

Residência CCD | Les Bandides

Teatro

Dirigida, adaptada e concebida por Fransérgio Araújo, que desenvolve pesquisa na área de atuação teatral intitulada Teatro Selvagem. O intuito da pesquisa é criar novas personalidades libertárias sob a ótica ancestral e pela via do animal, acessando processos inconscientes do corpo através da respiração. Pesquisa esta que desemboca neste projeto como base para a montagem do espetáculo. Composto por sete mulheres trans, um homem trans e um homem cis.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi. Residência de 01 a 28/02. Apresentação final em 24 e 25/02.

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

Sobre o Voar

Teatro

Num sertão qualquer, em um certo dia, uma tempestade inesperada acontece e um homem idoso com asas desproporcionalmente grandes cai no quintal de uma das famílias do vilarejo. Turistas, jornalistas, romeiros e curiosos se aglomeram para ver o suposto anjo, mas uma criança é a única que se deixa verdadeiramente transformar por esse encontro.

| Centro Cultural Santo Amaro – Deck. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 28/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | O importante é ser fevereiro e ter carnaval… Com Alexandre de Jesus e banda

Música

Alexandre de Jesus e banda oferecem um baile de carnaval à moda antiga, com marchinhas carnavalescas que são cantadas até hoje.

| Centro Cultural Santo Amaro – Deck. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 15/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Carnaval com Badulaque

Música

Carnaval do Badulaque é um espetáculo interativo feito para tirar o pé do chão. Em ritmo de marchinha, maracatu, coco e afoxé, o Badulaque apresenta canções autorais, marchinhas tradicionais e versões inusitadas de músicas infantis consagradas. Com trompete, cavaquinho, percussão e badulaques, cada música é apresentada com foliões com diferentes adereços, máscaras e fantasias.

| Centro Cultural Santo Amaro – Deck. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 17/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

A Trombeta Apocalíptica

Circo

Dois palhaços chegam na cidade para vender porções dos quitutes, porém são interrompidos por uma trombeta que berra aos quatro ventos absurdos que impedem Buiu e Teta de trabalhar. Entre as notícias anunciadas “pela trombeta” estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar.

| Centro Cultural Santo Amaro – Saguão. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 24/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

Thiago Santana

Musical

Thiago Santana apresenta um musical diversificado com sua guitarra acirrada, passando por diversos gêneros. Oferece um cardápio variado, ao gosto do cliente, atendendo a todos os pedidos da plateia.

| Centro Cultural Santo Amaro – Deck. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 24/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

Dito pelo Bem Dito

Teatro

Espetáculo musical misturando linguagens diferentes como expressão corporal, teatro, poesia e música para interpretar a vivência e o sentimento de um voluntário que ministrou aulas de capoeira em uma instituição para recuperação de menores infratores conhecida como Febem.

| Centro Cultural Santo Amaro – Teatro. Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. 28/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

| VILA ITORORÓ

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Bloco Explode Coração

Música

Explode Coração é um projeto cultural de ocupação dos espaços urbanos fundado por pessoas que acreditam que a música é uma poderosa ferramenta de transformação social. O projeto nasceu em 2017 e hoje é um dos grandes blocos do Carnaval de Rua de São Paulo. Em quatro edições, passou de 10 mil foliões para mais de 150 mil no desfile de 2020. Conta com uma banda profissional, com integrantes de diferentes cidades do Brasil e do mundo, que toca, em ritmos de Carnaval e São João, canções gravadas pela artista Maria Bethânia, que tem em seu repertório canções de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Raul Seixas, Roberto Carlos e muitos outros compositores da Música Popular Brasileira. Tanto as músicas quanto a identidade visual dos álbuns são fontes de inspiração para os temas, direção artística, figurino e decoração do trio elétrico. Os shows do Explode apresentam versões próprias de grandes hits de Maria Bethânia em ritmos carnavalescos, como axé, ijexá, afoxé, marcha e samba reggae.

| Centro Cultural Vila Itororó – Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. 17/02 às 18h. 60 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Bloco Unidos do Swing

Música/Circo

Desde 2014 o Bloco Unidos do Swing atua nas ruas e espaços culturais de São Paulo unindo as linguagens do circo, da dança e do swing jazz no formato de fanfarra: móvel, acústica, dinâmica, performática e interativa. Utilizando a arquitetura da cidade, as músicas trazem a energia do encontro do jazz com maracatu, do blues com o baião e a vivência das conexões reais e/ou imaginadas entre o carnaval brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans.

| Centro Cultural Vila Itororó – Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. 18/02 às 19h. 60 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Pequenos Foliões

Intervenções artísticas/Música

11h | Vivência de fantasia

12h | Show de mágica

12h30 | Vivência de maquiagem

13h | Show de palhaçaria

14h | Vivência de música e criação de marchinha

15h | Saída do Bloquinho da Vila com a Trupe Gente Miúda

A ideia principal é resgatar canções e personagens lúdicos que fizeram parte das memórias dos participantes e mesclar com ritmos brasileiros de carnaval. O resultado é um bloco carnavalesco onde pais e filhos misturam as suas memórias musicais e afetivas em festa para foliões de todas as idades.

| Centro Cultural Vila Itororó – Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. 19/02, das 11h às 15h. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Banda Chic in Soul

Música

O samba-rock tem sido o ponto forte do trabalho do grupo. O estilo musical surgiu com esse título no Brasil na década de 60, numa mistura do rock da época com o jazz norte americano e o samba brasileiro. Naquele contexto, o estilo fez parte das festas organizadas pelos negros como ação política e de fortalecimento da sua identidade e auto-estima.

| Centro Cultural Vila Itororó – Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. 25/02 às 19h. 60 minutos. Livre.

| CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

Tudo que Imaginário Existe e É e Tem – Uma Dança para Estamira

E2 Cia de Teatro e Dança

Dança / Performance

Com este solo de dança, Eliana de Santana traz um vislumbre da força das palavras de Estamira, personagem da vida real apresentada no documentário “Estamira”, de Marcos Prado. No seu depoimento, Estamira toca em várias feridas sociais como a sedução pelo capital, o prestígio sem obra, a indiferença com o outro e o silêncio aterrorizante diante do horror nesses tempos de apagamento de toda singularidade. Seu testemunho não é apenas opinião, podemos ver no documentário sua trajetória trágica e entender a força de sua fala. “Ciente sentimentalmente” e portadora de grande lucidez, catadora de lixo no jardim Gramacho no Rio de Janeiro, Estamira foi barbaramente abandonada pelo sistema vigente, mas nos deixou através de suas palavras, filmadas e transcritas, um testemunho maior, um legado, sua visão de mundo. Nesta dança, Eliana de Santana aprofunda uma investigação poética que tem como uma de suas bases estruturais a questão do sujeito anônimo, agora personificado em Estamira, que aparece vestida com as palavras necessárias para nos dizer (e nos fazer dançar): “Tudo que é imaginário tem, existe, é. Sabia que tudo que é imaginário, existe e é e tem? Pois é.”

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo. 02 a 04/02 às 19h. 47 minutos. +14 anos.

Pindaúna – Cia Sacana

Dança/Performance

Nuan desperta em um sonho, onde retorna todas as noites. As vozes que pairam em sua cabeça insinuam que ela deve iniciar uma viagem para dentro de si, aceitando que suas memórias a libertarão da raiva que carrega como um cristal precioso. Ela aceita a provocação e, ao passo que se aprofunda nas memórias, retorna no momento mais cruel no qual tenta lidar desde então, a morte da irmã pela violência policial na porta de casa.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo. 23 a 25/02 às 19h. 80 minutos. Livre.

| CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Sarau do Grajaú

Literatura/Artes Visuais

O projeto Sarau do Grajaú tem como objetivo divulgar e apoiar a cultura produzida na periferia, em todas as linguagens existentes (música, literatura, artes visuais, etc.), promovendo um maior relacionamento e entrosamento entre as pessoas da comunidade como forma de pertencimento. Por meio dessa ação, busca o resgate cultural tanto por meio da oralidade e sua importância no meio a que pertencemos, como através da produção artística de fato. O projeto se mantém por mais de oito anos de forma ininterrupta.

| Centro Cultural Grajaú – Hall. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. 04/02 às 19h. 120 minutos. Livre.

Batalha Grajaú Rap City

Batalha de Rap

Em 2017, Ladakipnis (Clube do Berro), GAH MC (Canela Fina) e JPA Epycentro embarcaram em um projeto que atende artistas locais. Assim nasceu a batalha, que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú. Além da batalha em si, apresenta shows de grandes artistas do rap nacional, além de convidar jovens da cena.

| Centro Cultural Grajaú – Calçadão. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. 09/02 às 19h. 180 minutos. Livre.

Vozes do Samba

Música

O projeto“Vozes do Samba foi criado com o objetivo de ocupar o Calçadão Cultural do CCG como palco de oportunidades para artistas do samba, consagrados ou não, oferecendo ao território momentos de lazer e confraternização, fomentando a cultura raiz do samba e a comunhão com outros ritmos e culturas em um congraçamento multicultural. Nesta edição, teremos dois artistas: Sergio Maciell, cantor local, e Bruno Ribas, carioca que percorre o nosso território unindo sua voz às do Grajaú.

| Centro Cultural Grajaú – Calçadão. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. 12/02 às 19h. 80 minutos. Livre.

Projeto Conexões Diretas

Performances, Dança, Música, Artes Cênicas, Literatura

Este projeto vem de encontro com a vontade de construir conexões com artistas do território, entendendo também a necessidade de expandir e promover o intercâmbio com outros polos. O Conexões Diretas incentiva e proporciona condições para que os artistas periféricos mostrem os seus trabalhos, contribuindo para o seu crescimento artístico, criando público e proporcionando entretenimento de qualidade.

| Centro Cultural Grajaú – Hall. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. 16/02 às 20h. 90 minutos. Livre.

Núcleo Pele – O Pancadão – O Baile segue?

Convidado do Projeto Conexões Diretas

Teatro

Núcleo Pele é um grupo criado em 2013 a partir do Programa Vocacional no CEU Navegantes, localizado no Cantinho do Céu. A primeira montagem é A Pele do Trabalho, espetáculo de rua de 2016 e apresentado por dois anos nos bairros do distrito do Grajaú, que investigava as relações de trabalho das moradoras e moradores da região. O grupo investigou como o território influencia no fazer teatral. Na produção O Pancadão – O Baile segue?, a história de um bairro na periferia de São Paulo que organizou um pancadão que já dura há 3 meses. Enquanto segue o baile, um corpo que foi morto continua pulando graças ao “tchu-tcha-tcha” que sai das caixas. Pula, mesmo sem vida? Tá morto? Quem tá vivo?

| Centro Cultural Grajaú – Hall. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. 16/02 às 19h. 60 minutos. +14 anos.

| CENTRO CULTURAL PENHA

Marina Melo

Música

Marina Melo apresenta o show do EP Live do fim do mundo, que foi lançado em novembro de 2022 pelo selo Dobra Discos. O EP traz canções de Marina que refletem sobre tecnologia e distopia a partir de letras e arranjos bem humorados. O show contará também com outras canções de Marina, antigas e inéditas. A paulistana tem 4 trabalhos lançados: os discos Soft Apocalipse e Estamos Aqui e os EPs O Mundo Acabou mas Continua Girando e Canções de Amor para Itens Descartáveis”.

| Centro Cultural da Penha – Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 03/02 às 20h. 60 minutos. Livre.

DJ Penharol

Música

Apresentação do organizador e DJ da festa de rua Penharol, que é realizada ao ar livre na pista de skate do Tiquatira, no bairro da Penha, e que abre espaço e incentiva artistas independentes do movimento hip hop e reggae.

| Centro Cultural da Penha – Palco Deck. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 04/02 às 18h. 120 minutos. Livre.

Zezé Motta: Atendendo a Pedidos

Reabertura do Teatro Martins Penna

Música

Zezé Motta canta Caetano, Luiz Melodia, Moraes Moreira e outros ícones da MPB em Atendendo a Pedidos. No show, a atriz e cantora interpreta sucessos que foram gravados em sua voz nestes mais de 50 anos nos palcos Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os antigos anos 70, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo em que compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela. Além disso, sua voz imortalizou clássicos como Trocando em Miúdos de Chico Buarque e Francis Hime e Pecado Original de Caetano Veloso, entre outras grandes interpretações.

| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 04/02 às 20h. 60 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023

Tá chegando a Hora

Música

Atividade especial de carnaval que acontece no novo espaço do CCP e no Largo do Rosário, com a presença de blocos/cordões de carnaval da região, além de mediação sobre a exposição do compositor Henricão que está em cartaz no centro cultural. Muita festa para comemorar o início dos trabalhos desse novo espaço do CCP.

Sábado, 04/02

17h | Bloco do Chiquinho

Domingo, 05/02

14h | Cordão Carnavalesco da Dona Micaela

15h | Bloco do temperadinho

16h | Tá com medo porque veio

17h | Bloco do Cacique

| Centro Cultural da Penha – Palco Deck/Largo do Rosário. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 04 e 05/02. Sábado, às 15h, e domingo, às 14h. 120 minutos. Livre.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Cordão da Dona Micaela

Música

O bloco homenageia Micaela Vieira, mulher negra que foi parteira e benzedeira no bairro entre o final do século 19 e início do século 20. Com músicas, batidas e performances autorais, o bloco celebra os saberes ancestrais e a cultura local e afro-brasileira em um bairro que congrega fé, sincretismo religioso e negritude. Na Penha, Micaela nomeia a praça localizada no início da Avenida Amador Bueno da Veiga, uma das mais importantes da região, um dos poucos casos de pessoas negras presentes em nomes de ruas na cidade.

| Centro Cultural da Penha – Frente do CCP e Largo do Rosário. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 12/02 às 13h. 180 minutos. Livre.

Sexta do Riso

Humor

Projeto sucesso de público no Teatro Martins Penna. A cada sexta, duplas e quartetos de humoristas se apresentam para sorrisos da plateia. Nomes ainda a serem confirmados.

| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 10, 17 e 24/02. Sextas, às 20h. 60 minutos. +12 anos.

Grupo Boa Pinta

Música

O Grupo Boa Pinta relembra alguns dos pilares da música popular brasileira, cantando Orlando Silva, Silvio Caldas, Noel Rosa, João Nogueira, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Martinho da Vila, entre outros.

| Centro Cultural da Penha – Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 18/02 às 20h. 60 minutos. Livre.

Comitê do Soul

Música

Criada em Outubro de 2005 na Zona Leste de São Paulo, a Big Band Comitê do Soul nasceu com o intuito de destilar uma massa sonora de qualidade extremamente dançante para um público fiel e animado, de todas as classes, idades e credos. Novas roupagens dadas a obras que marcaram a evolução do “balanço” nas décadas de 70, 80, 90, até chegar aos dias atuais.

| Centro Cultural da Penha – Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 – Penha de França. 25/02 às 20h. 60 minutos. Livre.

| CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Batalha da Juventude

Música

O evento será realizado no CCJ Ruth Cardoso e se trata de encontro da Batalha da Juventude, onde tudo é improvisado e sempre explorando o talento da juventude em suas rimas. Os melhores terão vaga na final do Confronto de Reino, que será realizado na Galeria Olido. Ao lado do CCJ neste projeto está o cantor Thiago do Peri pro Mundo.

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades. 06/02, das 18h às 22h. Livre.

Samba Saideiras

Música

Evento de samba realizado no CCJ Ruth Cardoso com o grupo Saideiras, que valoriza as raízes do samba e ecoando de forma poética. Uma reunião de amigos que fazem a alegria com as famosas “saideiras” que podem durar mais do que algumas horas de bons sambas.

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades. 09/02 às 14h. Livre.

Exposição Cordéis da Paulicéia

Artes plásticas/arte popular

De origem ibérica, a literatura de cordel foi incorporada na história do Brasil e virou sinônimo da cultura nordestina, tendo sido declarada patrimônio cultural brasileiro em setembro. Os pequenos livretos com ilustrações feitas por vezes com técnica de xilogravura costumam retratar histórias locais e aventuras fantásticas. O CCJ inaugura exposição

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades. 16/02 a 16/03. Abertura às 15h. Livre.

CCJ é Rock

Música

Além da ideia de unir forças que representam a cena Rock na cidade de São Paulo, o CCJ recebe nesta edição do evento bandas já muito reconhecidas como PROJECT46, Ouse Morrer e A Última Theoria, entre outras, e que trazem para a zona norte um grande público apaixonado pelo rock, metal e punk.

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades. 18/02 às 14h. Livre.

Festival PCD

Música

No Festival PCD do CCJ, a acessibilidade deixa de ser pauta e vem com uma proposta diferente, um olhar não somente na inclusão padrão, onde muitas vezes o PCD não faz parte efetivamente da festa. Mas em primeiro lugar, pro lugar de protagonista. Será um dia cheio de festa e celebração, com apresentações musicais e muita dança. Artistas a serem confirmados.

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades. 26/02 às 14h. Livre.

| CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

Baile do Nando Sagatiba

Dança/música

Baile do Sagatiba é um baile comemorativo que traz a vivência do samba-rock e da black music de São Paulo, com vertentes da cultura afro como samba, R&B, charme, flashback e rap, entre outros.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. 10/02 às 19h. 120 minutos. Livre.

Expresso do Samba

Música

Roda de samba formada por músicos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que acompanharam grandes artistas como Arlindo Cruz, Almir Guineto e Xande de Pilares, entre outros. O repertório é variado de muito samba e MPB, com uma proposta de som bem percussivo.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. 10/02 às 18h. 60 minutos. Livre.

Vou Pro Sereno

Música

Um dos maiores grupos de samba do momento, o Vou pro Sereno apresenta um belo encontro triangular entre samba, a cidade de São Paulo e o Centro de Culturas Negras, em show que promete reunir fãs de toda a cidade.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. 25/02 às 21h. 60 minutos. Livre.

Baile do Chá – Especial Carnaval

Música

O Baile do Chá, nesta edição especial, funciona como um esquenta para o Carnaval. Uma celebração à boa música, não importando se é sertanejo, rock ou axé, se é romântica, se é antiga ou atual. Apresentação sem preconceitos.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. 12/02 às 15h. 60 minutos. Livre.

| CENTRO CULTURAL OLIDO

Entre Platôs

Dança

Claudia Palma e Armando Aurich criaram o dueto Platô, produto de um reencontro entre os dois, depois de um período de afastamento e uma longa parceria artística dançando nas principais companhias paulista – Cisne Negro, República da Dança, Balé da Cidade de São Paulo. Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto caminhos traçados. E nos cruzamentos da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo.

| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 03 a 05/02. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 16h. 40 minutos. +14 anos.

ESPECIAL CARNAVAL 2023 | Ensaio Bloco do Fuá

Música

O Bloco do Fuá, fundado em 2013, tem como objetivo levar a cultura popular brasileira para as ruas do Bixiga, com muita irreverência, alegria, crítica social e política. O bloco traz seus foliões para ensaio na Galeria Olido.

| Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 05/02 às 15h. 90 minutos. Livre.

Denilto Gomes Para Sempre Dança

Exposição Fotográfica

A exposição Denilto Gomes para Sempre Dança traz imagens de momentos marcantes da trajetória artística deste bailarino e criador nos movimentos da dança entre as décadas de 1970 a 1990. Proposta pela Cooperativa Paulista de Dança em parceria com o Centro Cultural Olido, a exposição ficará aberta para visitação até o final do mês de março de 2023 no foyer da Sala Olido.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 07/02 às 19h30. 180 minutos. Livre.

X Prêmio Denilto Gomes

Premiação

O Prêmio Denilto Gomes de Dança, criado em 2013 pela Cooperativa Paulista de Dança, chega em sua décima edição. E o palco escolhido para celebrar e confraternizar com artistas da dança paulistana é o Centro Cultural Olido, espaço histórico para a classe artística da dança.

| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 07/02 às 19h30. 180 minutos. Livre.

Poesia 360

Intervenção Artística Visual – VR

O espectador é convidado a imergir no universo da poesia. Com filmagens em 360°, elas apresentam o lirismo das palavras e a estrutura do meio urbano como fundo, com exibição através dos óculos de realidade virtual. Os poetas homenageados são Fernando Pessoa e Mário de Andrade

| Centro Cultural Olido – Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 22/02, às 11h e 14h. 270 minutos. Livre.

Olido HUB Leitura

Intervenção Artística Cultural Visual

A obra de intervenção artística Hub Leitura busca, através da criação de painéis pictóricos e grafite, trazer elementos da literatura brasileira em diálogo com as artes urbanas. Será um processo de intervenção artística que acontecerá nas paredes e portões principais do Centro Cultural Olido, marcando a nova fase conhecida como Olido Hub, que busca o foco na cultura digital, artes híbridas e conexões entre artistas e público.

| Centro Cultural Olido – Galeria Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 16 a 23/02 às 12h. 360 minutos. Livre.

13° Encontro de Contato e Improvisação

Dança

A relação entre o conhecido e o imprevisível. Corpos que se encontram e buscam a improvisação e o contato físico como meio de comunicação na impermanência do instante. Revelar o invisível através da dança expressa-se na relação entre corpo, espaço e a música. Como criar conexões entre passado, presente e futuro? Como utilizar o frescor da memória para criar em tempo real? É possível preencher as lacunas da consciência enquanto nos movemos?

| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. 24 e 25/02 às 16h. 240 minutos. Livre.

| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

Meu Carnaval é Assim

Teatro

Meu Carnaval é Assim nada mais é que uma grande brincadeira de ritmos que vai contagiar o público com a magia do carnaval pernambucano. Em função disso, lança-se um olhar todo especial pra cultura popular brasileira e do Nordeste pela tradição do frevo.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Biblioteca. Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 15/02 às 14h30. 60 minutos. Livre.

Desconforto Show

Circo

Abracadabra… Alakazam… Sinsalabim… Será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico Conforto de um fracasso no picadeiro? Talvez não, mas seu magnífico público sim! “Com nossas mentes e corações interligados”, diz ele, que conta com os voluntários da plateia pois não pode pagar assistentes de palco. É hora do grande espetáculo!

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Biblioteca. Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/02 às 14h. 60 minutos. Livre.

Baile Pop

Música

O Baile Pop LGBTQIAP+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. E será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de três horas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Teatro ou Área de Circo. Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 17/02 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

Baile Black 80’s

Música

Baile Black 80’s é movimento, uma forma de resgate musical com DJs, grafiteiros, dança e muito groove. O objetivo é evidenciar questões ligadas ao preconceito e racismo. No som, cultura hip-hop.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Teatro ou Área do Circo. Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 24/02 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

Voltando a Ser Criança

Múltiplas Linguagens

Compartilhar:

  • Data: 07/02/2023 08:02
  • Alterado:07/02/2023 08:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados