Prefeitura de SP distribui mais de 2 milhões de frascos de desinfetante de água e vegetais

Produto é recomendado no tratamento domiciliar para desinfecção de frutas, legumes e hortaliças

  • Data: 18/05/2023 14:05
  • Alterado: 18/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP distribui mais de 2 milhões de frascos de desinfetante de água e vegetais

Frutas

Crédito:Valter Campanato - Agência Brasil

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, distribuiu mais de 2 milhões de frascos de hipoclorito de sódio no último ano nas farmácias da rede municipal de Saúde da capital. O produto é um desinfetante, à base de cloro, e deve ser utilizado para combater as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), sendo recomendado no tratamento domiciliar de desinfecção de frutas, hortaliças, água, entre outros. O munícipe deve seguir as orientações contidas no verso da embalagem. Vale lembrar que consumir frutas e legumes contaminados pode causar algumas doenças, entre elas, a hepatite A.   

De janeiro a dezembro de 2022 foram entregues à população 2.138.201 unidades do produto. Por mês, são fornecidos, em média, 284 mil frascos. Os frascos de hipoclorito de sódio estão disponíveis para retirada nas Unidades Básicas de Saúde. Para consultar as farmácias públicas municipais, a população pode acessar o aplicativo “Aqui Tem Remédio”. 

No tratamento domiciliar da água, recomenda-se a fervura por 5 minutos e o uso de duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada litro. Deve-se, ainda, aguardar por 30 minutos antes do consumo. As informações sobre as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) estão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Saúde.   

Sobre a hepatite A 

A hepatite A é uma doença viral febril aguda com maior predominância em locais com precárias condições de higiene e saneamento básico, acometendo principalmente crianças e jovens. Os sintomas iniciais incluem febre, mal-estar, náuseas, vômitos, desconforto abdominal e fadiga.  

Devido à transmissão predominante por meio de água e alimentos contaminados, as medidas de prevenção incluem consumir água potável; lavar as mãos com água e sabão antes das refeições; higienizar os alimentos crus antes do consumo, além de evitar a ingestão de alimentos produzidos em condições insatisfatórias ou de origem duvidosa. 

Compartilhar:

  • Data: 18/05/2023 02:05
  • Alterado:18/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados