Prefeitura de São Paulo realiza formatura de alunos de curso de empreendedorismo
Meu Trampo vai capacitar 10 mil jovens neste ano; projeto tem novas turmas toda a semana
- Data: 22/09/2023 08:09
- Alterado: 22/09/2023 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: SMDHC
Crédito:Luiz Guadagnoli/Secom
Os alunos do projeto de educação empreendedora Meu Trampo, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e sua Coordenação de Políticas para Juventude, participam da cerimônia de formatura na segunda-feira, 25 de setembro, às 9h, no Centro Cultural Olido (avenida São João, 473, Centro).
O evento reunirá cerca de 250 alunos e terá a presença da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, e do fundador da Besouro de Fomento Social, Vinicius Mendes Lima.
Parceria com a Besouro de Fomento Social, o Meu Trampo já qualificou 5.000 jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social nas comunidades da capital neste ano. A meta é beneficiar 10 mil alunos e, para tanto, novas turmas são abertas semanalmente (inscrições pelo site www.meutrampoeempreender.com).
Por meio da metodologia “By Necessity”, desenvolvida pela Besouro, o curso fornece os conhecimentos básicos de administração para a abertura de pequenos negócios a zero ou baixo custo. Ao final do curso, os alunos saem com um plano de negócios pronto para ser executado. A partir daí, esses novos empreendedores têm acompanhamento durante 90 dias com especialistas para solucionar dúvidas e colaborar para a continuidade do negócio.
“São Paulo é protagonista no âmbito das políticas para as juventudes e o projeto Meu Trampo visa a fomentar a independência financeira desse público. Dar as ferramentas para a emancipação das juventudes em situação de vulnerabilidade é nosso foco e estamos trabalhando para atender cada vez mais pessoas na capital”, diz Ramirez Lopes, Coordenador de Políticas para a Juventude da SMDHC.
“A linguagem e as ferramentas utilizadas permitem que pessoas com qualquer grau de instrução acompanhem as aulas e terminem o curso com o próprio negócio. É um momento muito especial para os alunos. Temos certeza de que eles saem muito mais preparados para empreender e gerar renda”, completa Vinicius Mendes Lima.