Prefeitura de SP ganha Prêmio InovaCidade em congresso de cidades inteligentes
Premiação reconheceu o trabalho da administração municipal com o Sistema Urano, um programa de inteligência artificial que funciona como um módulo para gestão dos dados climáticos e antecipa as ações de zeladoria para mitigar os efeitos das chuvas
- Data: 14/05/2024 12:05
- Alterado: 14/05/2024 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Centro de monitoramento do Sistema Urano
Crédito:Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), recebeu na manhã desta terça-feira (14), o prêmio InovaCidade 2024, durante o Smart City Business Brazil Congress, pelo uso do Sistema Urano. O evento acontece em São Paulo até amanhã (15) e é a principal iniciativa na área de tecnologia da informação voltada ao desenvolvimento das pessoas e das cidades.
O Urano é um programa de inteligência artificial que funciona como um módulo para gestão dos dados climáticos e antecipa as ações de zeladoria para mitigar os efeitos das chuvas, como alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra. Contar com o Urano no planejamento das equipes de zeladoria ajudou na recuperação mais rápida da cidade, depois das chuvas.
O sistema abre ordens de serviço de emergência, que direcionam operações como a dos hidrojatos para desobstruir bueiros e bocas de lobo. O tempo de escoamento da água diminuiu drasticamente, a partir dos dados enviados pelo Urano.
Foi o que aconteceu na avenida Roque Petroni, no Jabaquara, Zona Sul da capital. Em 10/01/2018, o pluviômetro instalado no piscinão Jabaquara registrou um acumulado de 17,4 milímetros de chuva, o que acabou provocando um alagamento de 3h45 minutos na via.
Em 10/01/2024, a chuva foi muito pior. O pluviômetro acusou 82,2 milímetros, quase cinco vezes mais. O alagamento, no entanto, durou 26 minutos.
O sistema também monitora os piscinões, reservatórios que recebem água excedente dos rios para evitar transbordamentos e depois bombeiam de volta. O Urano consegue determinar o melhor momento e a intensidade do bombeamento, através do cruzamento de dados. No caso dos túneis, o Urano faz o monitoramento das bombas de drenagem e do sistema de ventilação (CO2).
O sistema ganhou no último verão novas ferramentas para aperfeiçoar o monitoramento nas vias. Atualmente, 85 sensores estão em funcionamento na cidade e indicam a partir das medições dos alagamentos, as condições e eficiência da rede de microdrenagem, na captação das águas pluviais. Além deles, a cidade também conta com mais 28 estações meteorológicas dedicadas à zeladoria, que enviam informações sobre o acumulado e a intensidade das chuvas para a central do Urano.
Smart City Business
O evento reúne os principais nomes nacionais e internacionais, empresas, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes e governos. São dois dias de palestras, com experiências de cidades, empresas e pessoas para debater ideias e como as inovações tecnológicas podem contribuir para uma cidade ainda mais sustentável.