Prefeitura de São Caetano lança o Programa Viva Fundação
Programa compreende ações integradas para série de melhorias no bairro
- Data: 02/07/2019 10:07
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou o Programa Viva Fundação, que compreende ações integradas para série de melhorias no bairro, como obras em unidades de Saúde, escolas, operações de segurança, serviços de zeladoria e outros. O ato foi realizado segunda-feira (1/7), na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou a reforma da unidade, que completará 100 anos em abril de 2020.
“São Caetano do Sul nasceu aqui. Este é o bairro que marca a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Mas também o que mais sofreu com o impacto da industrialização e a estrada de ferro. Por isso temos uma atenção especial com o Fundação, movidos pelo sentimento da responsabilidade, da seriedade e da sensibilidade”, ressaltou Auricchio, destacando o empenho da Prefeitura junto ao governo do Estado e a União para a busca de soluções contra enchentes e no caso do Condomínio Di Thiene, em que uma laje desabou no início de junho. “Estamos atuando no limite da lei”.
A renovação do bairro histórico será intensificada durante todo o mês de julho, que marca os 142 anos de São Caetano, a serem completados no dia 28. O Viva Fundação é um programa intersetorial, com serviços das secretarias de Saúde, Educação, Obras e Habitação, Serviços Urbanos, Segurança e Mobilidade Urbana, da Subsecretaria de Comunicação, além do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Fundo Social de Solidariedade e Fundação Pró-Memória – confira as principais ações abaixo.
O deputado estadual Thiago Auricchio prestigiou o lançamento do Viva Fundação. “Este programa mostra o compromisso da Prefeitura com o bairro e os moradores. Nosso mandato também está atento ao Fundação, seja na regularização fundiária, no combate às enchentes e outras questões.” Vereadores também participaram do ato, apoiando a iniciativa.
Um dos momentos de destaque do evento foi a participação do coral infantil da EMEF Senador Fláquer, que interpretou o Hino da Itália, remetendo à origem da cidade e do bairro, onde se instalou o primeiro núcleo de imigrantes italianos, em 28 de julho de 1877.
Confira as principais ações do Programa Viva Fundação:
– Assinatura da Ordem de Serviço para reconstrução da EMEI Luiz José Giorgetti;
– Retirada de carros abandonados nas ruas por meio do Programa Remove;
– 100% de pinturas de guias e viadutos;
– Instalação e manutenção de lixeiras;
– Revisão de toda a iluminação pública do bairro;
– Obras de revitalização em andamento no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), CEM (Centro de Especialidades Médicas) e futuro Centro Odontológico;
– Reinauguração da EMI João Barile, totalmente revitalizada;
– Operações das Forças de Segurança;
– Serviços de zeladoria em todas as praças, com revisão de brinquedos e iluminação;
– Operação Catatreco presente com mais intensidade no bairro durante todo o mês. Deixe grandes descartes nas calçadas e acione o Saesa: 4239-1700;
– Programa de recapeamento;
– Operação Tapa-buraco;
– Comando contra a Dengue;
– Atendimento ampliado nas unidades do programa Saúde em Movimento;
– Missa de aniversário, no dia 28 de julho, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo;
– Atividades para a Terceira Idade;
– Ações do Governo em Movimento nos dias 29 e 30 de julho;
– Atividades com os alunos das escolas municipais;
– Posto de Atendimento da Seais (Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social);
– Reforma da EMEF Senador Fláquer;
– 100% de placas de ruas instaladas;
– Programa Elas por Elas, de prevenção ao câncer de mama;
– Lavagem das ruas com caminhões-pipa;
– Limpeza e revitalização da passagem de nível da linha ferroviária;
– Reabertura do Museu Histórico Municipal.