Prefeito Auricchio comenta operação do primeiro dia de tarifa zero nos ônibus de São Caetano
Ônibus municipais de São Caetano começaram a operar com gratuidade de tarifa nesta quarta-feira (01)
- Data: 01/11/2023 17:11
- Alterado: 01/11/2023 18:11
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
Com os ônibus municipais de São Caetano do Sul rodando com tarifa zero desde a meia-noite desta quarta-feira (01), o prefeito José Auricchio Júnior deu suas primeiras impressões sobre o funcionamento do serviço e esclareceu dúvidas sobre a operação.
Em coletiva de imprensa realizada na garagem da Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do transporte público municipal, Auricchio declarou que o primeiro relatório sobre o programa demonstra o sucesso da implantação, inclusive durante o pico de usuários no período da manhã. O prefeito afirma que utilizou duas linhas do transporte coletivo para receber as impressões da população, notando passageiros surpresos e incrédulos com a gratuidade da tarifa. “Deixe o carro em casa, vamos de ônibus,” chamou o prefeito à população.
Com uma expectativa de aumento de até 50% na demanda pelo serviço, Auricchio diz que a projeção foi correspondente à realidade nesta manhã, sendo que em algumas das linhas o contingente de passageiros foi até maior. Ele acrescenta que ainda é cedo para avaliar se esta média de usuários se manterá, já que parte da população ainda está tomando conhecimento da tarifa zero.
Respondendo uma dúvida dos munícipes, o secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano, Diego Vido Faria, disse que todos os que possuem créditos em vale-transporte serão ressarcidos dos valores. Ainda não há, porém, detalhes sobre o procedimento ou o prazo para isso.
O prefeito garante também que o programa de tarifa zero não vai refletir em nenhum aumento de impostos em outros setores. A medida é fruto de um equilíbrio nas contas do município e está de acordo com as leis de responsabilidade fiscal e a orçamentária anual, visando uma demanda pública latente.