Prazo para a matrícula de aprovados no programa Bolsa Jovem foi prorrogado

Os jovens pré-aprovados terão até o dia 18 de novembro para ir até uma das unidades do Cate realizar a assinatura do contrato de compromisso e responsabilidade

  • Data: 17/11/2022 10:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prazo para a matrícula de aprovados no programa Bolsa Jovem foi prorrogado

Teletrabalho

Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo divulgou na terça-feira, 8 de novembro, a lista de pré-aprovados para o programa Bolsa Jovem. São três mil vagas voltadas ao público com idades entre 16 e 20 anos, com o objetivo de promover a qualificação profissional e evitar a evasão escolar. Os candidatos selecionados agora têm os dias 16, 17 e 18 de novembro para ir até uma das 16 unidades do Cate finalizar sua matrícula. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Fundação Paulistana, e conta com bolsa-auxílio no valor de R$ 627,21 ao mês.

Os jovens que se inscreveram podem consultar a lista de pré-aprovados neste link. Para a efetivação da vaga no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, é necessário levar documentos pessoais, comprovante de escolaridade e de residência e cópias simples, que serão verificados para a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade, que garante a participação no Bolsa Jovem. Para integrar o programa os selecionados precisam estar desempregados, sem acesso a benefícios como o seguro-desemprego e matriculados regularmente.

A Prefeitura acredita que é muito importante dar aos jovens a chance de desenvolver suas habilidades em áreas em que há alta demanda no mercado de trabalho, além de fornecer apoio financeiro para complementar a renda familiar. A evasão escolar é um problema sério, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto socioeconômico, então com programas como o Bolsa Jovem buscamos estimular os sonhos e a evolução profissional dessas pessoas, oferecendo orientações vocacionais e preparação para o primeiro emprego ou recolocação profissional”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em exercício, Armando Junior.

O programa Bolsa Jovem disponibiliza tutores e mentores que irão auxiliar os beneficiários em temas como opções de carreiras; desenvolvimento do seu potencial; autoconhecimento; relacionamento no ambiente de trabalho; entre outros. O pagamento da bolsa-auxílio será condicionado à comprovação de pelo menos 85% de frequência nas atividades oferecidas pelo projeto. O Bolsa Jovem é destinado a alunos de escolas públicas, que estejam no nível médio, incluindo EJA e CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos.

Os selecionados terão contato com conteúdo da área de Administração de Empresas, em segmentos de finanças, marketing, logística, recursos humanos, economia criativa, mercado de games. As aulas serão realizadas pelo Portal Cate com conteúdo autoinstrucional, ou seja, o aluno faz a gestão das aulas assistidas, podendo rever as atividades gravadas, quantas vezes necessitar. Os alunos receberão uma senha exclusiva da plataforma para ser direcionado ao ambiente do curso, que contará com módulos liberados periodicamente. Além do conteúdo programado, os alunos ainda receberão reforço escolar em Português e Matemática e orientações de tutores e mentores, uma vez por semana, em aulas ao vivo por duas horas. O projeto tem duração de seis meses. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena deste mês.

O Bolsa Jovem faz parte do programa Bolsa Trabalho da Prefeitura de São Paulo e tem entre as exigências de participação estar desempregado, sem receber benefícios como seguro-desemprego, pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e residir no município de São Paulo. O programa Bolsa Jovem ainda apresenta iniciativa inclusiva ofertando 10% das vagas destinadas a jovens autodeclarados LGBTI, 6% para jovens com deficiência e 6% para jovens imigrantes e/ou refugiados. A ação ainda contará com 215 jovens da Fundação Casa, que se inscreveram nessa edição.

Serviço

Programa Bolsa Jovem
Aqueles que se inscreveram devem conferir a lista de pré-aprovados neste link

Compareça a um dos Cates para assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade
Dias: 16, 17 e 18 de novembro
Horário: 8h às 17h

Unidades para atendimento:

Centro/Sul
Cate Central – Av. Rio Branco, 252
Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
Cate Cidade Ademar – Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Parelheiros – Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
Cate Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste
Cate Lapa – Rua Guaicurus, 1000
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Cate Perus – Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300

Zona Leste
Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Itaim Paulista – Av. Marechal Tito, 3012
Cate Guaianases – Rua Hipólito de Camargo, 479
Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Cate Vila Prudente – Av. do Oratório, 172

Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação

RG original e cópia simples
CPF original e cópia simples
Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego
Comprovante de residência
Declaração de matrícula ou histórico escolar

Critérios:
Alunos de escolas públicas, que estejam no nível médio, incluindo EJA e CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos
Ter entre 16 e 20 anos
Residente no município de São Paulo há 2 anos
Renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo
Não ter registro em carteira nos últimos 6 meses
Não estar recebendo seguro-desemprego 

Compartilhar:

  • Data: 17/11/2022 10:11
  • Alterado:15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados