Praia de Copacabana recebe o projeto Recicla Orla
Iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental e o descarte correto de resíduos
- Data: 23/05/2023 12:05
- Alterado: 23/05/2023 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Recicla Orla se junta ao Movimento Plástico Transforma para um mutirão de limpeza na praia de Copacabana
Crédito:Divulgação
No dia 27/05, a partir das 9h, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da Pólen, e o Movimento Plástico Transforma, iniciativa da Braskem e da ABIPLAST, convidam cariocas e turistas para a 2ª edição do mutirão de limpeza, dessa vez na praia de Copacabana (RJ). A ação tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos nas praias. O ponto de encontro para voluntários e demais interessados na causa será no quiosque Arrastapé, na Avenida Atlântica, em frente à Rua República do Peru, próximo ao posto 3.
Essa é a segunda edição do mutirão de limpeza organizado pelo Movimento e o Recicla Orla. A primeira edição, realizada em novembro de 2022, reuniu mais de 60 voluntários que recolheram 80 quilos de resíduos recicláveis na praia do Leme (RJ).
A iniciativa visa estimular a população local e visitantes para que possam fazer a sua parte em prol de um futuro mais limpo e sustentável. Pensando nisso, serão realizadas atividades de coleta de resíduos descartados e deixados nas areias da praia de Copacabana, com posterior triagem educativa desses resíduos coletados e envio para reciclagem, com o intuito de destinar corretamente o máximo possível de resíduos. Segundo Nathália Barreto, gerente de ESG da Orla Rio, o evento é uma oportunidade para que as pessoas se envolvam de forma ativa, contribuindo para a preservação das areias cariocas.
“É sempre importante levantar bandeiras sustentáveis. Queremos levar ao conhecimento da sociedade a importância da economia circular e do descarte correto de resíduos usados no dia a dia, inclusive os descartados em momentos de lazer, como nas praias. Toda a sociedade está convidada a participar desta ação”, comenta Nathalia Barreto.
“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Mariana Cardoso, representante do Comitê Técnico do Movimento Plástico Transforma.
Para participar, os voluntários devem se apresentar no ponto de encontro, localizado no Quiosque Arrastapé, em Copacabana. O Recicla Orla e o Movimento Plástico Transforma farão a recepção e a passagem de todas as informações necessárias para a participação no evento, que contará com um bate-papo sobre a importância da ação, distribuição de materiais para a coleta e um momento para café da manhã.
Em sua área de ESG, a Orla Rio vem implementando cada vez mais programas sustentáveis que englobam iniciativas diversas para impulsionar a economia circular e minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente. Há quatro anos, o Recicla Orla nasceu para garantir a reutilização sustentável de resíduos como vidro, papel, papelão, plástico e metal. O projeto, idealizado em parceria com a Pólen, começou com lixeiras instaladas em quiosques na praia do Leblon, em 2019, e atualmente já se estendeu por toda praia de Ipanema, com PEVs até o Arpoador.
Com o objetivo de intensificar a política de preservação do meio ambiente, gerar energia limpa e construir a primeira Orla Verde do Brasil, os quiosques da Orla Rio já começaram a ser abastecidos com energia renovável. Recentemente, a concessionária firmou uma parceria com a startup Nextron, a primeira clima tech do país, que tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável, e desta forma nasceu o Projeto Solis.