Postura tem tudo a ver com bem estar
Cuidar da postura é essencial para saúde e para evitar lesões e dores pelo corpo
- Data: 05/08/2013 14:08
- Alterado: 05/08/2013 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Libris
Crédito:
Dores nas costas, nos ombros, no pescoço e de cabeça podem ser sintomas da má postura do indivíduo. Alguns determinados vícios e necessidades do nosso cotidiano podem contribuir negativamente para sérias lesões e sintomas na coluna vertebral. O diretor da Clínica Lituânia, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira, ressalta que em nosso dia a dia negligenciamos nossa postura sem perceber e, assim, colaboramos de forma negativa para a nossa saúde futura, com dores localizadas ou irradiadas, desvios posturais e traumas psicológicos e estéticos.
“Os principais exemplos desses vícios de postura são: passar horas trabalhando em pé ou em uma longa fila de salto alto, por exemplo, resultando em dores nas pernas e na coluna lombar; Durante as aulas na faculdade/colégio ou no trabalho, com o passar das horas, a pessoa tem o costume de se “ajeitar” na cadeira de uma maneira mais confortável, onde sua coluna fica extremamente desalinhada, provocando dores localizadas e resultando em uma má postura com o passar do tempo; Durante um intenso trânsito, o motorista declina o banco mais do que deveria e sua coluna cervical passa a “reclamar” por não ser a posição ideal e confortável para a direção do automóvel, por ser projetada para frente; A bolsa ou mochila, carregada costumeiramente em só um dos ombros com o peso além do permitido, provoca além das dores nos ombros e na coluna, as já conhecidas escolioses, que é a nomenclatura utilizada para denominar esses desvios posturais”, ressalta o fisioterapeuta.
O diretor da Clínica Lituânia alerta que para se tentar corrigir e/ou amenizar as dores e as más posturas, a técnica mais eficaz e mais utilizada é o RPG (Reeducação da Postura Global), esta criada pelo francês Philippe Souchard, a qual permite um reequilíbrio da musculatura global através de manobras específicas e alongamentos musculares. Hérnias de disco, protusões discais, desvios posturais, dores irradiadas para os membros superiores e inferiores, dores localizadas na coluna vertebral, diminuição e/ou perca de força e parestesias (formigamentos) dos membros são apenas algumas patologias indicadas para o tratamento através do RPG.
“O RPG devolve e promove ao paciente, além da melhora de sua auto-estima, uma melhora na qualidade de vida e mudança em seus “maus hábitos” diários. A coluna vertebral é exigida em quase todos os movimentos de nosso corpo e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Cuidar da postura é essencial para se manter saudável, sem desvios na coluna e, consequentemente, sem lesões ou sintomas”, avalia Carlos Eduardo Junqueira.
Confira algumas recomendações do fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira para evitar problemas de postura:
Sentado por um longo período, como, por exemplo, no trabalho, escola ou faculdade: o ideal é manter as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados no chão, a cabeça erguida e com olhar fixo para frente. Os ombros devem ficar relaxados e os joelhos devem ficar em ângulo de 90 graus em relação aos quadris.
Em pé: o peso do corpo deve ser distribuído entre ambas às pernas. Os pés devem ficar apoiados no chão e voltados para frente. A cervical deve estar alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Caso permaneça um longo período na mesma posição, repousar alternadamente um dos pés sobre um objeto.
Bolsas e mochilas: evitar sobrecarregar um lado só do corpo com o peso de mochilas e bolsas. As alças da mochila devem ser apoiadas nos dois ombros. Já as bolsas e sacolas devem ter o peso dividido nas duas mãos.
Trânsito: o motorista que passa horas no congestionamento ou vai pegar estrada por um longo período, deve manter as costas reta e apoiada no encosto do banco, este com uma angulação de 75 graus e as pernas semi-flexionadas.
Caminhadas e corridas: na hora de realizar caminhadas e corridas é essencial manter as costas retas, o abdome contraído, a cabeça erguida com olhar fixo para frente. O calçado deve ser leve, sem salto e adequado para praticar esportes.
Hora de dormir: Importante evitar dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração. A melhor postura é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro formando um ângulo de 90 graus entre eles, e outro entre as pernas, formando um ângulo de 75 graus.
Dores: dores nas costas, ombros, pescoço, cabeça e irradiações para os membros, indicam que seu problema postural atingiu um nível de atenção grave, pois sua musculatura está enfraquecida e cedendo a má postura. Importante, então, procurar um fisioterapeuta especializado em RPG e realizar uma avaliação para que possa ser traçado um tratamento específico desses sintomas.