Portal do Pesquisador recebe inscrições de instituições de ensino, prefeituras e empresas
Para acessar a ferramenta basta promover a inscrição gratuita plataforma UniversitasLab
- Data: 06/12/2021 15:12
- Alterado: 06/12/2021 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: Agência GABC
Técnicos da Agência
Crédito:Divulgação
O Portal do Pesquisador, ferramenta que possui o propósito de promover o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da inovação aberta e o aperfeiçoamento da relação entre academia, governo e mercado, já está recebendo inscrições. Instituições de ensino, governos, empresas e pesquisadores podem conhecer o portal validando o acesso pelo endereço www.universitaslab.com.br, no link: Portal do Pesquisador.
A tecnologia está sendo disponibilizada através da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, que assinou em outubro, contrato de Cessão de Uso de Software junto da ED6 Consultoria Educacional Ltda, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
O Portal está hospedado na plataforma UniversitasLab, uma startup com foco na constante aproximação das instituições de ensino e pesquisa junto aos setores público e privado.
A ferramenta será gratuita para associados e colaboradores da Agência que poderão incluir pesquisas, projetos e estudos, além de buscarem parceiros para a solução de eventuais problemas e a concepção de novos produtos.
Para o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, a dinâmica do portal é facilitar o encontro entre oferta e demanda, maximizando as capacidades das academias e dos setores público e privado.
“Estamos apresentando a plataforma às universidades e empresas da região. Estivemos na FEI, Instituto Mauá de Tecnologia e UFABC, nos próximos dias levaremos o projeto para São Judas, Metodista e Fundação ABC. A proposta é identificar toda a capacidade da região e colocar à disposição da própria região, criando uma sinergia entre o que já existe e as necessidades de cada projeto, promovendo o encontro da oferta com a demanda para pesquisadores, gestores públicos e empresários”, destacou Aroaldo.
Segundo Hugo do Nascimento, sócio administrador da ED6, a ferramenta fará com que as ideias das academias cheguem até as empresas, oferecendo maior competitividade e produtividade, gerando mais capital.
“É uma conexão entre as empresas, instituições de ensino, alunos, pesquisadores e professores, com o objetivo de gerar valor a partir das ideias das academias e fazer chegar na prática através das empresas. Dessa forma, conseguimos fazer com que grandes, médias e pequenas empresas, possam desenvolver projetos de inovação, conseguindo maior competitividade e produtividade, consequentemente, gerando mais capital”, explicou Hugo.