Polo Astronômico abre alta temporada com sessões às sextas e aos sábados em Amparo-SP

Entre as atrações que podem ser observadas pelo público nos finais de semana estão alguns dos mais belos aglomerados abertos de estrelas e nebulosas, além do famoso Cruzeiro do Sul

  • Data: 26/05/2022 14:05
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Polo Astronômico de Amparo
Polo Astronômico abre alta temporada com sessões às sextas e aos sábados em Amparo-SP

Polo Astronômico

Crédito:Divulgação

Você está em:

Conhece a “Caixinha de Joias”? O aglomerado aberto de estrelas, um dos mais belos objetos celestes, é apenas uma das atrações para quem pretende visitar o Polo Astronômico, em Amparo, no interior de São Paulo, entre o final do mês de maio e todo o mês de junho. As sessões públicas noturnas acontecem sempre às sextas-feiras e aos sábados.

Com a transição do outono para o inverno, o período se torna ideal para quem gosta de observar o céu a olho nu ou através dos telescópios instalados no complexo.

“Esse período é menos chuvoso, portanto, bem favorável para as observações astronômicas. É o que identificamos como a “alta temporada”, propícia para que as pessoas possam observar e conhecer detalhadamente os mistérios do céu”, explica o diretor do Polo Astronômico de Amparo, o professor Carlos Eduardo Mariano.

Além da “Caixinha de Joias”, a programação dos próximos quatro finais de semana oferece a chance para que o público veja constelações como Carina, Centaurus, Vela, Popa, Escorpião e o famoso Cruzeiro do Sul. Todas aparecem com grande destaque nas noites de observação.

A nebulosa Eta de Carina e o distante aglomerado globular de estrelas Omega Centauri são outros atrativos visíveis pelos telescópios. “As nebulosas são nuvens de gás e poeira que existem no espaço. Já os aglomerados estelares são regiões com centenas ou milhares de estrelas que se mantêm juntas”, explica o professor.

“Alguns desses objetos até aparecem como manchas discretas no céu quando observamos a olho nu. Mas é com os telescópios que eles se revelam. É possível ver milhares de estrelas no campo de visão dos equipamentos”, ressalta Carlos Mariano.

EXPERIÊNCIA DIFERENTE EM NOITES COM LUA

Para contemplar os aglomerados de estrelas e nebulosas, a dica é visitar o Polo Astronômico, em Amparo, nas noites em que a Lua esteja nas fases nova ou minguante. São ocasiões em que o satélite natural da Terra desponta mais tarde ou não é visível.

Já com a Lua em sua fase crescente a experiência no complexo astronômico de Amparo é diferente. É quando os telescópios são voltados para o astro vizinho para que os visitantes observem detalhes da superfície lunar, como crateras, montanhas e vales. Há ocasiões em que é possível aproximar o celular do telescópio e registrar uma linda imagem da Lua.

SESSÕES COM 2H DE DURAÇÃO

As sessões às sextas-feiras e aos sábados no complexo astronômico de Amparo são divididas em etapas. Primeiro, o visitante participa de uma simulação no Planetário, onde recebe explicações sobre o que será visto no observatório.

Depois, o público faz o reconhecimento do céu a olho nu e por último a observação com os telescópios, incluindo a visualização com o refletor de 650mm de abertura, que é o maior telescópio em operação no Estado de São Paulo e o maior do Brasil aberto ao público.

Cada visita tem duração estimada de duas horas. Às sextas-feiras, a única sessão começa às 20h30. Já aos sábados, o público pode participar de sessões das 19h às 21h ou das 21h15 às 23h15.

REGIÃO PRIVILEGIADA E FÁCIL DE CHEGAR

 O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, próximo à Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A intenção da lei é impedir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de restaurante.

O ingresso para as sessões públicas custa R$ 60 (inteira), com 20% de desconto na compra antecipada até junho, e R$ 30 (meia-entrada) para estudantes com carteirinha, idosos, mediante a apresentação do RG, e professores.

A entrada pode ser comprada pelo site www.poloastronomicoamparo.com.br, onde também estão informações detalhadas da programação, ou pelo WhatsApp (19) 9.9295-9586.

Serviço
Polo Astronômico de Amparo
Endereço – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, Bairro do Sertãozinho Amparo-SP
Informações – www.poloastrpnomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 9.9295-9586

Compartilhar:

  • Data: 26/05/2022 02:05
  • Alterado:17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Polo Astronômico de Amparo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados