Plataforma digital transforma alunos de Ribeirão Pires em escritores mirins
Projeto “Estante Mágica” foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura nas unidades escolares
- Data: 02/10/2019 15:10
- Alterado: 02/10/2019 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Projeto “Estante Mágica”
Crédito:Gabriel Mazzo
Alunos da Escola Municipal Maria Gomes do Pilar, do bairro Vila Gomes, participarão no próximo sábado, dia 5 de outubro, a partir das 9h, do “Dia de Autógrafos” do projeto “Estante Mágica”, uma plataforma educacional que, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e das escolas, transforma os alunos em autores do próprio livro.
Ao todo 180 crianças de 4 a 5 anos matriculadas na Educação Infantil participaram do processo de criação de um título literário, desenvolvido durante o primeiro semestre desse ano. O projeto segue as seguintes etapas: a criação da história; o professor se torna o escriba; confecção do livro individual do aluno; a participação dos pais registrando na plataforma a bibliografia e inserindo a foto do autor; digitalização do livro na plataforma; disponibilização do o e-book e, a última etapa, onde os pais, amigos e familiares participam do evento de autógrafos, organizado pelos gestores escolares.
Entre os títulos publicados estão: “Ué, o que estou sentindo?”, “Os amigos do Zooloógico” e “O aniversário da Dona Minhoca”. “Nesse processo criativo as crianças desenvolvem várias habilidades socioemocionais, como autoconfiança e curiosidade, que as preparam para diversos desafios” explicou a diretora da unidade escolar, Renata Cristina Moreira.
A secretaria de Educação, Flávia Banwart, destacou que a gestão tem apoiado projetos que asseguram a qualidade de ensino. “Estamos semeando junto de cada um de nossos alunos um futuro melhor. Estas ações pedagógicas que colocam os alunos como protagonistas constituem um dos eixos das políticas públicas adotadas pelo Governo no setor”, explicou a secretária.
O projeto Estante Mágica também está sendo desenvolvido na Escola Municipal Tia Mariinha, no bairro Vila Nova Suíssa. O “Dia de Autógrafos” dos alunos será promovido no próximo dia 19 de outubro, às 11h, durante a Mostra Cultural da escola.