Pio Mielo e Regina Maura falam em live
Assuntos vão de reabertura de escolas particulares para matrículas a vacinação contra covid
- Data: 10/12/2020 18:12
- Alterado: 10/12/2020 18:12
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação/PMSCS
Decreto publicado pela Prefeitura de São Caetano nesta quarta-feira, 9/12, estabelece as condições para que as escolas da rede privada realizem as matrículas para o exercício de 2021 de forma presencial, desde que todas as medidas de protocolos sanitários sejam seguidas de acordo com as normas estabelecidas. O anúncio foi feito durante a live realizada pelo prefeito de São Caetano em exercício, Pio Mielo, e pela secretária de Saúde Regina Maura Zetone.
“Autorizamos, com prudência e com protocolos de segurança, a reabertura das escolas privadas para rematrícula e acolhimento, mas não foi autorizada a volta às aulas. Compreendemos o momento de rematrícula e respeitamos a atividade escolar. O formato para a retomada das aulas presenciais será discutido em momento oportuno”, explicou Pio. Na rede pública, a pré-inscrição ocorre de forma online pelo site educacao.saocaetanodosul.sp.gov.br, devendo ser validada posteriormente.
A ocupação dos estabelecimentos educacionais deve ser limitada a 40% da capacidade declarada no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), além de serem observadas as determinações estabelecidas nos protocolos sanitários definidos no Plano SP: aferição de temperatura; uso obrigatório de máscara de proteção facial; disponibilização de álcool em gel 70% e higienização periódica dos ambientes.
O Departamento de Vigilância Sanitária do Município, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e a Guarda Civil Municipal irão intensificar as medidas de fiscalização, com autorização para – em ações conjuntas ou separadas – aplicarem multas e, se necessário, interditar de imediato os estabelecimentos, caso descumpram os protocolos sanitários vigentes.
IMUNIZAÇÃO
São Caetano está pronta para seguir o cronograma apresentado pelo Governo do Estado para vacinar a população contra a covid-19. A previsão é de que a imunização inicie em janeiro. A cidade disponibilizará as 12 unidades de saúde e, se necessário, as escolas servirão de apoio para ampliar o número de locais para vacinação.
“A vacinação acontecerá de forma escalonada para trabalhadores da saúde, que somam mais de 11 mil pessoas atuando nas redes pública e privada; para Instituições de Longa Permanência para Idosos e para a população com mais de 75 anos, que somam mais de 10 mil pessoas. Teremos tempo e condição de vacinar toda a população de forma tranquila, ordenada, com logística e segurança”, explicou Regina Maura.