Pinacoteca de São Paulo apresenta programação especial para o Dia da Mulher Negra
No domingo, 30, o museu oferece visita temática sobre a representação da mulher negra no acervo da Pinacoteca, e show do grupo Pastoras do Rosário, na Pina Contemporânea
- Data: 26/07/2023 16:07
- Alterado: 26/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo
Crédito:Levi Fanan
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta programação especial dedicada ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela. No próximo domingo, 30, o museu convida o público a pensar a representação da mulher negra no Acervo da Pinacoteca, em visita mediada pela educadora Wilmihara Benevides da Silva e a curadora Lorraine Mendes. As Pastoras do Rosário, grupo de música popular brasileira formado apenas por mulheres acima de 60 anos, se apresenta na Pina Contemporânea a partir das 16h.
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu com o fim de celebrar e sobretudo estimular a reflexão sobre o papel das mulheres negras da América Latina e Caribe, em julho de 1992, por representantes de cerca de 70 países e participantes do Primeiro Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, país que tem o maior índice de feminicídios na América Latina, o dia 25 de julho foi também determinado como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que além de compartilhar dos princípios do Dia Internacional estabelecido em 1992, também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela.
Por 20 anos Tereza liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo, criou um parlamento local, organizou a produção de armas, a colheita e o plantio de alimentos e chefiou a fabricação de tecidos que eram vendidos nas vilas próximas.
A visita mediada se inicia às 14h na Pinacoteca Contemporânea, na obra de Rosana Paulino na exposição Chão da Praça, e segue para a Pinacoteca Luz, trazendo um olhar crítico e apontamentos sobre a representação da mulher negra no Acervo da Pinacoteca.
Serviço:
Visita temática: representação da mulher negra no Acervo da Pinacoteca
Pina Contemporânea -14h
Entrada gratuita com participação de até 30 pessoas a receberem gratuidade por ordem de chegada.
Show: As Pastoras do Rosário
Pina Contemporânea – 16h – 17h30
Entrada gratuita