PIB registra avanço em novo indicador econômico de SP
Produto Interno Bruto do estado avançou 6,8% em junho, quando comparado com maio
- Data: 10/08/2020 18:08
- Alterado: 10/08/2020 18:08
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:
Foi lançado nesta segunda-feira (10), pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), um indicador, chamado de PIB+30, que vai monitorar a economia paulista em tempo real.
Com o uso da ferramenta, já foi registrado que, em junho, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado avançou 6,8% com relação a maio. Além disso, na comparação com junho de 2019, o crescimento foi de 1,8%.
Com relação ao segundo trimestre de 2020, tendo como base o mesmo período de 2019, houve uma retração de 5,4%. Quanto ao primeiro semestre, também houve uma queda de 1,3% em relação aos números do último ano.
Os dados demonstram que, possivelmente, o nível de atividade econômica do estado vai se recuperar antes do previsto. Agora, será possível examinar as estatísticas da atividade econômica muito mais rápido.
Entenda como funciona o PIB+30
Por se tratar de uma ferramenta de gestão inovadora, o indicador deve agilizar as estatísticas do PIB no estado. Importante lembrar que a metodologia do PIB+30 tem como referência o mês anterior.
O indicador representa cerca de 97% do PIB estadual e será apresentado na forma de índices e taxas ajustadas sazonalmente.
Por fim, o PIB+30 reflete o cálculo do Produto Interno Bruto do estado e dos municípios, estes em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); além do sistema de estatísticas conjunturais, composto pelo PIB Trimestral (estado e regiões) e PIB Mensal (estado).