PF contra fraudes: compras de R$ 11 mi de aventais descartáveis em São Paulo

Polícia Federal, com apoio do Tribunal de Contas da União, deflagra a Operação Nudus mirando contratações emergenciais realizadas pela Autarquia Hospitalar Municipal da Prefeitura

  • Data: 06/08/2020 09:08
  • Alterado: 06/08/2020 09:08
  • Autor: Alex Faria
  • Fonte: Estadão Conteúdo
PF contra fraudes: compras de R$ 11 mi de aventais descartáveis em São Paulo

Crédito:Divulgação/PF

Você está em:

Policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em SP. O mote da investigação foi a contratação emergencial de dois lotes de aventais descartáveis, utilizando recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus, no total de $ 11.139.000. Um dos mandados é para a sede da autarquia hospitalar municipal da prefeitura de São Paulo, visando confirmar a participação de funcionários públicos, segundo a PF.

Segundo a investigação, nas duas contratações houve fortes indícios de fraude com empresas desclassificadas nas licitações pelos mesmos critérios não adotados pelos vencedores, claros indícios de valores inflacionados pelos realizados pelo mercado na época e uma forte e estreita ligação entre as empresas vencedoras que participaram do processo licitatório, fato agravado com a falta de capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares, das empresas, no segmento. A Polícia Federal afirma: “elas não tinham qualquer experiência ou capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares, assim como uma das empresas contratadas”.

CRIME: A ofensiva apura crimes de fraude ao caráter competitivo da licitação, fraude à licitação para causar prejuízo à Fazenda Pública, associação criminosa, corrupção e peculato.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados