PF aponta ‘fortes indícios’ contra ministro
A PF apontou "fortes indícios" de envolvimento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um possível esquema de corrupção para exportação ilegal de madeira
- Data: 26/05/2021 10:05
- Alterado: 26/05/2021 10:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
A PF apontou "fortes indícios" de Salles em esquema de exportação ilegal de madeira
Crédito:Reprodução
De acordo com documento em que pediu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para abrir a Operação Akuanduba, a PF diz que as provas reunidas já são suficientes para enquadrar o presidente afastado do Ibama Eduardo Bim, pelos crimes de facilitação ao contrabando e advocacia administrativa.
O acervo de provas enviado ao STF inclui relatos de reuniões com madeireiros, alterações nas regras de fiscalização, trocas de mensagens, depoimentos de testemunhas e movimentações financeiras atípicas, que atingem o escritório de advocacia de Ricardo Salles em São Paulo. O conteúdo do documento enviado ao STF, de 92 páginas, foi revelado pelo jornal O Globo e obtido pelo Estadão.
Na semana passada, quando a PF deflagrou a operação, Salles negou irregularidades e disse que o ministro foi “induzido ao erro” ao autorizar a busca e apreensão. O presidente afastado do Ibama não se manifestou sobre a decisão.