Peugeot 2008 chega no Brasil com atualizações – Em busca da sintonia
Para tentar embalar as vendas, a Peugeot apresenta na linha 2023 do utilitário esportivo compacto 2008 com uma nova versão de acabamento, a Style
- Data: 28/06/2022 10:06
- Alterado: 17/08/2023 01:08
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: AutoMotrix
Peugeot 2008 Griffe
Crédito:Divulgação
A linha 2023 do Peugeot 2008 chega às concessionárias com atualizações na parte externa e no pacote de itens de série de segurança e conforto. O modelo produzido em Porto Real (RJ) passa a contar com a nova cor Cinza Artense, tampa traseira black-out com grafia “Peugeot”, teto pintado em Black Diamond e retrovisores em preto com detalhes cromados. No entanto, a principal novidade do SUV da marca do leão – pertencente ao grupo Stellantis – está em uma nova versão. A série Style chega com opções de motorização 1.6 Flex, com preço a partir de R$ 106.990, e 1.6 THP Turbo Flex, a R$ 119.990. A família do SUV se completa com a configuração de entrada Allure, com preço de R$ 99.990, e a topo de linha Griffe, a R$ 124.990. Em 2022, o modelo da Peugeot tem uma média mensal de 760 unidades emplacadas no mercado brasileiro. O desempenho de vendas do carro foi prejudicado por três meses (fevereiro, março e abril) muito baixos, superando os mil exemplares apenas em janeiro (1.631) e em maio (1.042).
O 2008 foi apresentado mundialmente no Salão de Genebra de 2013 e só chegou ao Brasil dois anos depois, tendo como principais concorrentes atualmente o Jeep Renegade, o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker, o Fiat Pulse, o Nissan Kicks, o Toyota RAV4 e os Renault Duster e Captur. O SUV da Peugeot tem 4,15 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,58 metro de altura, 2,54 metros de distância de entre-eixos, 1.246 quilos de peso e 402 litros de capacidade no porta-malas. Sob o capô, o utilitário esportivo da Peugeot conta com o motor bicombustível 1.6 com 120 cavalos abastecido com etanol e 113 cavalos com gasolina e torque de 16,1 kgfm com os dois combustíveis, suficientes para levar o carro de zero a 100 km/h em 14 segundos e chegar à máxima de 186 km/h. As versões com motor THP alcançam 173 cavalos com etanol e 165 cavalos com gasolina e 24,5 kgfm de torque, que permitem aceleração até os 100 km/h em 8,1 segundos e final de 209 km/h. Todas as variantes utilizam transmissão automática de 6 marchas. As motorizações têm modo de condução “Eco”, ideal para ser utilizado no trânsito intenso das grandes cidades, e o “Sport”, desenvolvido para obter respostas mais rápidas e potentes.
Com o novo Cinza Artense, o 2008 totaliza seis opções de cores – Vermelho Rubi, Branco Banquise (sólido) ou Nacré (perolizado), Preto Perla Nera e Cinza Grafitto. A partir de agora, o SUV vem em dois tons, com o teto em preto e uma atualização incorporada à tampa traseira, com o logotipo “Peugeot” se destacando na parte de trás, juntamente com os novos faróis com DRL (luzes de circulação diurna), tudo em leds. “Em um segmento extremamente disputado, a linha 2023 do 2008 torna-se ainda mais competitiva. Trouxemos duas novas versões e atualizações. Estamos atentos às demandas de diferentes perfis de clientes e à economia, buscamos manter nosso portfólio de acordo com a expertise da marca Peugeot alinhado ao que o mercado necessita, sempre de olho nas possibilidades para o futuro. Nossos bons resultados de vendas são reflexos da nossa sólida estratégia de crescimento”, afirma Felipe Daemon, presidente da Peugeot na América do Sul. A marca francesa apareceu na nona colocação em maio entre carros de passeio e comerciais leves, com 2,55% de participação de mercado no Brasil.
O 2008 é equipado com câmera de ré, cruise control, direção com assistência elétrica multifuncional e lanternas em leds entre os itens de série a partir da versão Style. Também de fábrica tem teto solar panorâmico, central multimídia All-In-One compatível com Apple CarPlay e Android Auto, i-Cockpit exclusivo da Peugeot e proposta de condução intuitiva, graças ao Grip Control, que se adapta ao funcionamento do veículo em todos os tipos de terreno, volante de diâmetro reduzido (sport drive) em couro, posição de dirigir elevada agrupando todas as funções no eixo do olhar do motorista e multimídia “touchscreen”, além dos novos bancos revestidos com detalhes em couro, nova cor interna em Dark Grafite e ar-condicionado automático digital dual zone com três modos de operação.
Por fora, as duas versões Style têm identidade própria, com jogo de rodas de liga leve de 16 polegadas com pintura Noir Onxy, nova grade com Dark Chrome e máscara negra nos faróis. A “top” Griffe caracteriza-se por apresentar bancos totalmente revestidos em couro, seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois do tipo cortina), nova cor interna Dark Titanium, grade preta com acabamento cromado e emblema “THP” destacado na traseira.